Em mais um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável da pesca esportiva no Rio Grande do Sul, foi realizada uma audiência na Unijuí com foco na população do peixe dourado no rio Uruguai. O encontro reuniu autoridades acadêmicas, políticas e especialistas ambientais com o objetivo de estabelecer parcerias voltadas à pesquisa científica que possa subsidiar a liberação da pesca esportiva da espécie no estado.
Dentre os presentes, destacou-se a participação ativa do presidente da AMUFRON (Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste), João Rudinei Sehnem, prefeito de Boa Vista do Buricá. Conhecido como Joãozinho Sehnem, o gestor reforçou o compromisso dos municípios da região com o desenvolvimento regional aliado à preservação ambiental.
A audiência contou com a presença do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg; do vice-reitor, professor Dr. Daniel Knebel Baggio; e da bióloga e professora Juliana Fachineto. Também estiveram presentes o presidente da AMUCELEIRO, prefeito Nico Malbec; o prefeito de Tiradentes do Sul, Elton Pilger; o secretário interino da Sedur, Fernando Classmann; Giovani Marastiga, representando o Grupo de Pescadores Esportivos; e o coordenador da Frente Parlamentar pela Pesca Esportiva, Adriano Dornelles.
Durante o encontro, foi ressaltada a importância da união entre instituições como a SEMA, a Unijuí, associações regionais de prefeitos, o setor da pesca profissional e a Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa. A colaboração entre essas entidades é considerada estratégica para a tomada de decisões técnicas, visando o fortalecimento da economia local e a conservação do meio ambiente.
O presidente Joãozinho Sehnem reafirmou o apoio da AMUFRON a iniciativas que promovam o equilíbrio entre o uso sustentável dos recursos naturais e o fomento à atividade turística e econômica por meio da pesca esportiva.