Offline
Governador apresenta ambiente de negócios e potenciais do Estado para investidores e empresários em Nova York
10/05/2023 14:32 em Notícias
O governador ressaltou a importância de se avançar nas políticas de educação para que o país acelere o desenvolvimento - Foto: Maurício Tonetto/Secom

A apresentação para investidores, empresários e líderes políticos das conquistas do governo nos últimos anos e do ambiente de negócios que emerge no Rio Grande do Sul após as reformas estruturais marcou o segundo dia da missão governamental em Nova York, nos Estados Unidos. A comitiva, liderada pelo governador Eduardo Leite, iniciou o dia participando do Brazil Investment Forum, promovido pelo Grupo Lide. Ao lado de outros sete governadores, o chefe do Executivo gaúcho participou de um painel sobre reformas e atratividade do Brasil a novos investimentos.

Leite ressaltou a importância de se avançar nas políticas de educação para que o país tenha condições de acelerar o desenvolvimento no mesmo compasso de outros países mais avançados. Ele lembrou, ainda, que os desafios a serem enfrentados pelo Brasil nesse aspecto já estão sendo vividos pela população gaúcha, devido às características demográficas do Estado. "O bônus demográfico (número de pessoas com idade economicamente ativa em comparação com a população inativa, ou seja, idosos e crianças) não vai nos ajudar. Então, não podemos deixar ninguém pra trás. Precisamos inserir cada um, socialmente e no mercado de trabalho”, afirmou.

“Homens, mulheres, negros, brancos, indígenas, população LGBTQIA+, enfim, todos precisam estar produzindo em seu pleno potencial. Por isso, o lema do nosso novo governo é 'O futuro nos une'. Chega de perder energia nos atacando uns aos outros, porque nós não precisamos encontrar culpados para os problemas do Brasil. Nós precisamos encontrar soluções para os problemas do nosso país e ninguém pode ficar pra trás", enfatizou o governador.

Após o evento, Leite participou de um almoço reservado com executivos do Bank of America. Em seguida, discursou para empresários no Fórum Brasil de Ideias, do Grupo Voto. A agenda do dia foi encerrada com um painel na Columbia University. Leite e o governador do Pará, Helder Barbalho, conversaram com estudantes e professores da instituição sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos.

"Tivemos um dia importante para reforçar a imagem do Rio Grande do Sul diante de destacadas lideranças dos setores político e econômico. É fundamental que possamos posicionar o Estado mundialmente, a fim de atrair investidores alinhados com a nossa agenda, que é moderna e muito direcionada para a sustentabilidade”, avaliou o governador.

“O Rio Grande do Sul tem um trabalho forte na área de renováveis e hoje somos um Estado com mais de 80% da energia gerada a partir dessas fontes. As grandes empresas e companhias têm um especial interesse por isso e temos condições de trazer investimentos relevantes nos próximos anos", complementou.

Na quarta (10/5), a missão será dedicada à pauta de tecnologia e inovação. O governador terá reuniões com representantes da Oracle, da NewLab e da escola Cornell Tech, entre outros compromissos.

Integram a comitiva os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, o procurador-geral do Estado, Eduardo da Costa, o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, o presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin, e o deputado Rafael Braga.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!