Offline
FUMSSAR divulga resultados de Levantamento para o Aedes aegypti em Santa Rosa
25/05/2023 14:05 em Notícias
A FUMSSAR por meio da Vigilância Ambiental, divulga nesta quinta-feira (25), o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste mês de maio. Santa Rosa apresentou risco médio no levantamento. Dessa forma, os profissionais de fiscalização da Fundação alertam a população para que sigam realizando as medidas de prevenção. O LIRAa é uma ação desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que permite a identificação de áreas com maior proporção de focos, bem como, dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. A atividade é realizada periodicamente, por meio da vistoria em imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP) e o Índice de Infestação em Depósitos (Índice de Breteau – IB).
De acordo com as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, os parâmetros para classificação dos estratos e dos municípios, quanto à infestação pelo Aedes aegypti são: menor que 0,9% - Baixo Risco; de 1% a 3,99% - Médio Risco e acima de 3,99% - Alto Risco. Este levantamento realizado em maio, mostrou os seguintes resultados: Estrato 01 = 0,9, Estrato 02 = 3,0 e Estrato 03 = 1,0, sendo então a média geral de Santa Rosa = 1,7, apresentando assim, médio risco para o munícipio. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que o trabalho de prevenção e fiscalização vem avançando, “O município está com risco médio e este é um alerta para todos nós. Esta é uma força tarefa que depende muito da cooperação da população. São medidas simples que podem evitar a disseminação do vírus e a procriação do mosquito”.
A 14ª Coordenadoria Regional de Saúde é quem repassa para o Setor das Vigilâncias, as datas para realização do LIRAa. Os Supervisores de Campo e Apoio da FUMSSAR realizam o sorteio dos imóveis por sistema informatizado. No último levantamento, foram sorteados 1.444 imóveis da cidade. No período epidemiológico registrado do início do ano, até quarta-feira (24), Santa Rosa teve 331 notificações do vírus, sendo 211 casos confirmados.
Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Santa Rosa
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!