Para Marcos Aurélio Tiecher, associado da Unitec, ser instrutor representa a satisfação de transmitir conhecimento e perceber a evolução e o resultado positivo no desempenho dos alunos
A utilização de motoniveladora de forma segura e eficiente é fundamental, visto que é uma máquina utilizada em diversas obras com o objetivo de promover agilidade e garantir eficiência e precisão. Trabalhar com este tipo de máquina não é uma atividade perigosa, porém, para manuseá-la é preciso respeito pelas suas limitações, e como é uma atividade diária, é necessário desenvolver hábitos de trabalho aplicando as medidas de segurança necessárias.
A explicação é do instrutor do Senar-RS Marcos Aurélio Tiecher, que reside em Ijuí e é associado da Unitec. Para ele, a motoniveladora é, sem dúvida, a máquina mais importante para ser utilizada em construção, manutenção e conservação de estradas, entregando vias de qualidade para os moradores do campo, e também em outras atividades.
Tiecher ministra o curso de motoniveladoras do Senar-RS, que tem carga horária de 32 horas. Na parte teórica da capacitação, de 16 horas, é apresentada a motoniveladora, seus componentes e uma breve informação sobre a criação e evolução desse tipo de máquina ao longo do tempo. Também são mostradas, detalhadamente, as funções da máquina e como ela pode ser melhor utilizada.
“Um conteúdo muito importante abordado em sala de aula é sobre segurança, quando é enfatizada a importância da observação e utilização correta dos dispositivos de segurança disponíveis na máquina, bem como as medidas de segurança que devem se tornar hábito no dia a dia de um operador de motoniveladoras. Também abordo, em sala de aula, sobre os cuidados com a conservação da máquina, como manutenções e operação consciente das limitações do equipamento”, esclarece o instrutor.
E as 16 horas de aulas práticas iniciam com aulas de direção, quando cada aluno conduz a máquina em um espaço isolado do trânsito com a finalidade de perceber a maneira que a máquina responde aos comandos e o espaço necessário para manobras. Posteriormente, são desenvolvidas atividades práticas visando a construção de estradas, sempre com foco na qualidade da obra. O principal objetivo, conforme Tiecher, é formar operadores empenhados em entregar estradas de qualidade para os usuários.
Ele destaca que a maioria dos cursos de motoniveladoras são realizados em parceria entre Senar-RS, Sindicatos Rurais e prefeituras, com turmas mistas entre funcionários de prefeituras e pessoas da comunidade que se interessam pela atividade.
O associado da Unitec faz uma importante observação aos administradores públicos. “Disponibilizar funcionários para participar do curso por quatro dias e também dispor de uma máquina para dois dias de aulas práticas pode ser contabilizado como um ótimo investimento devido a ampliação do número de trabalhadores habilitados para operar motoniveladoras, já que esse tipo de profissional está cada vez mais escasso no mercado.”
Tiecher é engenheiro agrônomo e trabalha na atividade rural paralelamente ao trabalho de instrutor. Atua no Senar-RS desde novembro do ano passado. Sua origem é do trabalho rural, onde, segundo ele, é normal aprender a operar vários tipos de máquinas agrícolas. Ele também atuou como operador de motoniveladora no serviço público municipal, desenvolvendo uma paixão pela atividade que já dura 15 anos.
Ele conta que sempre utilizou o Senar-RS como uma ferramenta de auxílio e fonte de novas técnicas a serem aplicadas no trabalho, tanto na atividade rural como também na atividade de operador de máquinas. “Participei de inúmeros cursos, e isso despertou uma grande admiração pelos métodos do Senar-RS. Então, passei a me imaginar como instrutor, o que hoje representa mais do que apenas um trabalho: representa a satisfação de transmitir conhecimento e perceber a evolução e o resultado positivo no desempenho dos alunos”, finaliza Tiecher.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação