Offline
Garibaldi realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
09/06/2023 17:15 em Notícias

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) promoveram nesta terça-feira (6) a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

O tema que norteou o evento neste ano foi “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo''.

 

Durante o ato de abertura, a diretora da Escola de Educação Especial Bem-me-quer, professora Rejane Pasqualetto Romagna, destacou o prazer em sediar o encontro. “Este é espaço para refletirmos o futuro da inclusão e os direitos que essas pessoas têm. Há um tempo atrás, achávamos que tínhamos que ser a voz dos nossos assistidos. Hoje, o pensamento mudou. Queremos que eles tenham voz, que estejam presentes na sociedade e na comunidade. Queremos que estejam aonde queiram estar e tenham condições de estar”, enfatizou.

 

O presidente do Comped, Ari Heck, falou sobre a grandiosidade do encontro. “É um prazer participar e ajudar a organizar essa enorme conferência. Estamos com um público muito expressivo, o que é fantástico. A inclusão é um tema que precisa ser debatido em todas as entidades, nas esferas pública e privada”.

 

Em seu pronunciamento, o presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Pública (Faders), Marquinhos Lang, que foi o palestrante do encontro, salientou a satisfação de participar do evento. “É um momento diferenciado, para discutir esse tema tão importante, com as pessoas que nos auxiliam e ajudam a lutar pela causa”, declarou.  

 

O prefeito Sérgio Chesini apontou a relevância da discussão do tema. “Estamos reunidos aqui hoje, com a casa cheia. Vejam a importância que estamos dando para esse assunto tão especial, da inclusão social, da extensão dos direitos, do respeito com as pessoas que mais necessitam do nosso carinho e cuidado. Nós, que temos a responsabilidade de conduzir os anseios das comunidades garibaldenses, não poderia ser diferente de estarmos aqui nos solidarizando com a causa, multiplicando esforços, para que no final dessa conferência, como nas demais, possamos sair daqui mais comprometidos, com mais sabedoria, com mais dedicação, e com a certeza do nosso desafio de construirmos uma sociedade cada vez mais justa, humana, fraterna e feliz”, concluiu.

 

O encontro ocorreu no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Garibaldi, reunindo cerca de 100 pessoas. Também estiveram presentes o vice-prefeito Valério Mayer, secretárias municipais de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Clarisse Lagunaz, e de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, presidente da Apae Garibaldi, Jorge Luis, e membros e voluntárias da Associação.

"Talvez esta tenha sido a maior Conferência realizada no interior do Estado e a maior de todas já realizadas em Garibaldi, isso muito nos orgulha pelo excelente trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho", conclui o presidente.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa | Prefeitura Municipal de Garibaldi

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!