Uma grande mobilização promovida pelos governadores de oito estados reuniu quase 200 parlamentares na noite de terça-feira (4/7) para discutir pontos de interesse das unidades federativas na reforma tributária em tramitação no Congresso. O governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários participaram do encontro, realizado no B Hotel, em Brasília.
Os chefes dos Executivos de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais declararam apoio conjunto à realização da reforma, mas ponderaram que o texto precisa de ajustes para garantir mais equilíbrio.
“O Brasil precisa da reforma tributária. Não podemos perder essa oportunidade de simplificar o sistema e melhorar a produtividade no país. Os governadores dos oito estados são a favor da reforma, mas é importante que possamos avançar em alguns temas para termos o que chamo de ‘lealdade federativa’ entre os estados”, afirmou Leite.
O relator da reforma na Câmara, Aguinaldo Ribeiro, também participou da reunião. Durante o encontro, a secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul, Pricilla Santana, apresentou aos parlamentares alguns dos pontos mais críticos para os estados, como a representação no conselho federativo que será criado a partir da reforma, a divisão dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional, a transição entre o modelo atual e o futuro, entre outros.
As discussões sobre melhorias no texto da reforma tributária prosseguirão ao longo da semana em Brasília.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom