Offline
Previsão de chuva intensa e tempestade deixam RS em alerta nos próximos dias
05/07/2023 16:37 em Notícias

Ciclone pode se formar no mar, mas distante da costa

A MetSul Meteorologia alerta que dois episódios de chuva intensa e tempestades atingirão o Sul do Brasil em apenas cinco dias. O risco de temporais e possíveis inundações é válido para os três estados da região, especialmente no evento da semana que vem, mas o perigo de chuva excessiva com volumes muito expressivos é maior para o Rio Grande do Sul, onde os acumulados de precipitação devem ser bastante altos e dentro do que poderia se esperar em um mês de julho sob El Niño. 

A instabilidade vai se dar em dois momentos. O primeiro, entre esta sexta e o começo do sábado, e o segundo, entre segunda e quarta-feira da próxima semana. Serão duas situações distintas de tempo severo, mas ambas trarão condições de risco de chuva excessiva e temporais.

 

 

Nenhuma delas se assemelha ao cenário dos dias 15 e 16 de junho, quando uma baixa pressão avançou do Sudeste para a costa do Rio Grande do Sul, gerando um ciclone extratropical muito perto da costa, o que levou a um evento de precipitação extrema.

Embora ofereçam significativos riscos para a população por excesso de chuva e tempestades que, localmente, podem ser severas, estes dois eventos previstos terão baixas pressões que se movimentarão de Oeste para Leste, o normal na região, e não como no evento de junho em que o sistema migrou em direção à costa, antes de afastar para mar aberto.

 

Primeiro evento meteorológico

 

A instabilidade aumenta na sexta com o deslocamento de uma frente fria e o aprofundamento de um centro de baixa pressão no fim do dia sobre o Nordeste do Estado. No sábado, entre a madrugada e de manhã, a instabilidade atinge o seu máximo de intensidade. Da tarde para a noite de sábado, com o afastamento da área de baixa pressão, a instabilidade cede e o tempo começa a apresentar gradual melhoria.

Nuvens carregadas se formam sobre o Rio Grande do Sul na sexta com chuva na maior parte do Estado. A chuva que será acompanhada de raios e trovoadas deve ser forte a intensa em alguns momentos. As condições atmosféricas se deterioram muito principalmente na segunda metade do dia, sobretudo à noite. No sábado, o período mais crítico será o da madrugada e da manhã com chuva forte e volumosa com raios e trovoadas.

 

 

O cenário é propício para pancadas por vezes torrenciais que podem gerar elevados volumes em curto período, assim que podem ocorrer alagamentos e inundações repentinas. Da mesma forma, a presença de nuvens carregadas com uma corrente de jato transportando ar quente e uma baixa pressão atuando, pode gerar temporais com alta incidência de raios, ocasional granizo e vento forte. 

Leia  mais no site do Correio do Povo.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Rádio JB

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!