A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa conta com o serviço de atendimento domiciliar através do Programa Melhor em Casa. Os usuários que possuem problemas de saúde e dificuldade de locomoção têm à disposição esse tratamento diferenciado. No último mês, os pacientes que recebem o acompanhamento, puderam contar com o auxílio de um novo profissional na equipe: o fonoaudiólogo. O objetivo é possibilitar o atendimento em casa, evitando o risco de infecções e internações desnecessárias.
O serviço de fonoaudiologia atua no processo de reabilitação, principalmente nos distúrbios de deglutição (disfagia) e alterações de fala e linguagem. O fonoaudiólogo faz a avaliação e o processo de reabilitação com a missão de proporcionar segurança alimentar e qualidade de vida ao paciente. A Fonoaudióloga da FUMSSAR, Bianca Dresch, destaca que as terapias auxiliam no resgate de habilidades que foram afetadas, “É um trabalho muito importante, pois tanto a alimentação quanto a comunicação são fatores fundamentais para o bem-estar físico e emocional dos pacientes. Quando o tratamento não é realizado, temos como consequência, além de riscos para a saúde, o isolamento social, privação de convivência familiar, entre outros”.
Atualmente, em Santa Rosa, são realizadas mais de 400 visitas domiciliares e cerca de 2.100 procedimentos por mês. O Presidente da Fundação de Saúde, Délcio Stefan, ressalta que além de possibilitar o atendimento na residência, o programa Melhor em Casa também permite que a equipe de saúde conheça melhor a realidade do paciente, o que auxilia na melhoria da qualidade de vida de toda a família, “O Programa Melhor em Casa é essencial, pois leva a saúde para quem não consegue ir até os locais de atendimento e evita complicações e riscos para os pacientes”.
O programa conta com uma equipe multiprofissional composta por: médico, enfermeira, técnicos de enfermagem, fonoaudióloga, fisioterapeuta e nutricionista.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Rosa