Em Santo Ângelo, um caso curioso chamou a atenção de uma família de agricultores: nasceu um bezerro muito menor do que o comum, com apenas 10 quilos e cerca de 50 centímetros de altura. Nico, como foi carinhosamente chamado pela família, nasceu em 18 de julho e pesa menos da metade de um bezerro comum.
Larissa Liberalesso, filha dos proprietários Ari e Valeria, conta que os pais criam animais há 35 anos no distrito de Ressaca Buriti e nunca tinham visto um caso parecido. “Ele nasceu no mesmo dia que um outro terneiro normal e dá pra ver a diferença, nunca nasceu tão pequeno. Agora ele tem 12 quilos e bate na altura do joelho”.
De acordo com Larissa, que auxilia os pais no campo com a ordenha, pasto e tratamento dos terneiros, Nico está em bom estado de saúde e eles o alimentam por meio de uma chupeta, já que é muito pequeno para conseguir alcançar na mãe.
Caso é pouco comum
Segundo o coordenador de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor Carlos Bondan, há possibilidade do animal ter nascido com nanismo, mas somente o seu desenvolvimento poderá confirmar se é esse o caso.
“O nanismo é uma condição rara, mas também é provável que esse seja normal e tenha nascido pequeno em razão do baixo desenvolvimento durante o período gestacional, motivado por deficiências nutricionais. No fim da gestação, o bezerro pode perder até 60% do seu peso, dependendo de como evolui”.
De acordo com Bondan, um terneiro da raça Angus, a mesma de Nico, tem um peso médio de 30 a 35 quilos — o que gera ainda mais curiosidade pelo tamanho incomum do filhote. Ele destaca, ainda, que é possível observar melhor como será o desenvolvimento do bezerro a partir de um ano, já que o tamanho também tem a ver com a composição genética do touro.
(Fotos: Larissa Liberalesso/Arquivo pessoal) | Fonte: Gaúcha ZH