Presidente da FGTAS esteve em Santo Ângelo e colocou a estrutura da fundação à disposição para novas parcerias
O prefeito Jacques Barbosa recebeu na tarde desta quinta-feira, 3, a visita do diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), José Scorsatto. O tema capacitação e qualificação de mão de obra pautaram o encontro que teve a presença do delegado regional do Trabalho, Fabian Thomas, recentemente empossado; da diretora-geral da URI Santo Ângelo, Berenice Wbatuba; o gestor do TecnoURI, Rômulo Madrid de Mello; Etiane Souza, coordenadora regional do Sistema Nacional de Emprego (SINE); representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e da assessoria da presidência da FGTAS.
O presidente colocou a estrutura da FGTAS à disposição para fortalecer e estabelecer novas parcerias com o município de Santo Ângelo.
Jacques defendeu a necessidade de investimentos do Estado em capacitação de mão de obra para a realidade local, avaliando juntamente com os setores da indústria, comércio, prestação de serviços, universidades, agência de desenvolvimento e representações das entidades de classe, quais as áreas mais carentes em qualificação. O prefeito também considerou positivo a realização do 1º Feirão de Empregos que ofereceu mais de 300 vagas e a pesquisa encomendada pelo município com a URI, que gerou o relatório do “Emprega Santo Ângelo”.
ESCOLA DO TRABALHADOR
O presidente da FGTAS anunciou que está trabalhando para a formalização da Escola do Trabalhador no Estado, espaço para a qualificação de mão de obra de forma efetiva. Segundo Scorsatto, a escola deve iniciar suas atividades no primeiro trimestre de 2024, a partir de um diagnóstico das regiões gaúchas.
Scorsatto esteve em Santo Ângelo onde participou na manhã desta quinta, de uma plenária regional com integrantes da fundação e do SINE, para alinhar as ações das coordenadorias às políticas públicas de trabalho do Governo do Estado.
Texto Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes