A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) participou, nesta sexta-feira (4/7), do Fórum Binacional sobre Mudanças Climáticas, Seca e Estratégias de Enfrentamento, em Rivera, no Uruguai.
Durante sua palestra, a secretária Marjorie Kauffmann apresentou dados sobre as emissões de gases de efeito estufa na América Latina e os compromissos climáticos assumidos pelo RS na área climática, com destaque para os investimentos do Avançar na Sustentabilidade para o clima, que chegam a R$ 115 milhões.
Outro ponto apresentado foi o plano ABC+RS, lançado em maio pelo Governo do Rio Grande do Sul, que trata sobre a agricultura de baixo carbono e as metas a serem atingidas, entre elas a expansão de sistemas como plantio direto, recuperação de pastagens degradadas e manejo de resíduos de produção.
"As metas trazidas são factíveis e são uma resposta muito satisfatória para quem está trabalhando com as questões das emissões. A execução do Plano ABC+RS prevê a expansão dos sistemas e, com isso, a ampliação da mitigação. O nosso solo e clima são capazes de produzir mais, de forma sustentável, com redução de gases de efeito estufa. Do ponto de vista ambiental, é uma excelente oportunidade de agregar valor às nossas cadeias produtivas", pontuou Marjorie.
Participaram do mesmo painel Gustavo dos Santos Goretti, do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e Gerardo Diaz, da Intendência de Rivera, Uruguai. A mediação ficou por conta de Domingos Antônio Velho Lopes, coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.
A palestra foi acompanhada pelos integrantes da Assessoria do Clima da Sema.
O fórum fez parte da programação do 8° Festival Binacional de Enogastronomia, que termina neste sábado (5/8) em Santana do Livramento (Brasil) e em Rivera (Uruguai). Segundo a organização, pela primeira vez o tema sustentabilidade foi tratado de forma transversal e em parceria com o projeto Fronteira da Paz Sustentável.
Texto: Vanessa Trindade | Fonte: SEMA RS