A FUMSSAR por meio da Vigilância Ambiental, divulgou nesta quinta-feira (17), o resultado do 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. Conforme os dados obtidos, Santa Rosa apresentou baixo risco de infestação de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. A pesquisa realizada neste mês de agosto, em 1.380 imóveis do município, demonstrou que 0,6% dos locais vistoriados contam com a presença do mosquito transmissor da dengue.
O LIRAa é uma ação desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que permite a identificação de áreas com maior ocorrência de focos, bem como, dos criadouros predominantes, indicando o risco de infestação do mosquito Aedes aegypti. A atividade é realizada periodicamente, por meio da vistoria em imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP) e o Índice de Infestação em Depósitos (Índice de Breteau – IB). O Gerente das Vigilâncias, Jairo Beal, destaca que a queda no índice do LIRAa era esperada devido à época do ano, somada às ações que a FUMSSAR realizou no combate ao Aedes, “O resultado do LIRAa nos mostra que o trabalho de prevenção e fiscalização que vem sendo realizado, gerou resultados. Pedimos para que a população continue realizando as medidas de prevenção, principalmente nestes dias em que as temperaturas estão subindo e para já nos prepararmos para o próximo verão”.
De acordo com as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009), os parâmetros para classificação dos estratos e dos municípios, quanto à infestação pelo Aedes aegypti são: menor que 0,9% – Baixo Risco; de 1% a 3,99% – Médio Risco e acima de 3,99% – Alto Risco. Este levantamento de agosto, mostrou os seguintes resultados: Estrato 01 = 0,7, Estrato 02 = 0,6 e Estrato 03 = 0,4, sendo então a média geral de Santa Rosa = 0,6, apresentando baixo risco para o munícipio.
Para auxiliar no trabalho de fiscalização e vistorias dos domicílios, a FUMSSAR adquiriu no último mês, um drone. Mais uma ferramenta que vai possibilitar o avanço no combate à dengue em Santa Rosa.
Fonte: Prefeitura de Santa Rosa