A chuva deve persistir, embora com menos intensidade, em parte do Estado ao longo desta quinta-feira (14). Nessa quarta-feira (13), houve acumulados de chuva elevados em diversos municípios e rajadas de vento alcançaram diferentes áreas. Em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, a velocidade chegou a 68km/h no início da tarde.
O ciclone extratropical que se forma até a noite desta quarta se afasta da costa gaúcha, e a quinta deve ter menos chuva. Todo o Litoral pode continuar enfrentando precipitação isolada e vento de até 80km/h. Na Região Metropolitana e Sul ficam entre 40km/h e 60km/h. A chuva, mais isoladamente e com menor intensidade, deve atingir, também, municípios da Serra, Vale do Caí, Região Metropolitana e Sul.
Segundo o meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel) Henrique Repinaldo, esse processo de formação do ciclone é o período mais chuvoso. Quando o fenômeno estiver formado e em cima do oceano, a frente fria avança e deixa a chuva mais fraca.
— Com o ciclone no oceano, a chuva forte vai embora, e fica uma chuva fraca, principalmente na costa gaúcha. Essa região do litoral do Estado também terá fortes rajadas de vento, entre 50 km/h e 75 km/h. O vento pode ir para Porto Alegre e Região Metropolitana, mas mais fraco, em torno dos 40 km/h — prevê Repinaldo. Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ventos costeiros, que pega a costa do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo, válido até quinta-feira.
Essa movimentação, explica o meteorologista Flavio Varone, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), pode baixar a temperatura. O Inmet também emitiu, nesta quarta-feira, um alerta amarelo, de perigo potencial, chamando atenção para o declínio de temperatura, que pode reduzir entre 3°C e 5°C.
— Também não dá para descartar a possibilidade de queda de granizo, principalmente na noite e madrugada de quinta-feira. A frente fria está avançando e pode ter formação de granizo na Serra e Região Metropolitana — acrescenta.
A boa notícia, segundo a previsão do Inmet, é que a chuva deve cessar na sexta-feira. A Região Metropolitana e o litoral gaúcho podem ter um dia nublado, com bastante nuvens no céu, mas com pouca chance de precipitação. Já para o final de semana, a expectativa é que boa parte do Estado tenha dias de sol e calor. No domingo (17), em Porto Alegre, a temperatura pode chegar a 30°C.
Fonte: GZH