O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para risco de temporal no Rio Grande do Sul. O aviso é válido das 22h desta terça-feira (03/10) até as 8h da quarta-feira (04/10).
As regiões de maior risco são o Norte, o Noroeste e parte da Serra e da Região Central. Nessas áreas existe chance de chuva de alto volume, com até 100 milímetros ao dia, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. Também há alto risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O tempo começou a se instabilizar já nesta terça no Rio Grande do Sul, inclusive com o registro de descargas elétricas e queda de granizo em alguns pontos do Noroeste gaúcho, mas a MetSul Meteorologia alerta que a instabilidade mais forte no estado se dará nesta quarta-feira com chuva localmente forte a intensa e temporais isolados. Uma área de baixa pressão atmosférica avançará do Nordeste da Argentina e cruzará pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia, gerando nuvens carregadas sobre o estado que irão provocar chuva forte e temporais isolados em várias cidades gaúchas. Pontos muito isolados podem ter temporais de maior intensidade.
Fonte: Rádio Colonial FM