Offline
Colheita do trigo no Rio Grande do Sul prossegue apesar das chuvas
Publicado em 14/10/2023 23:04
Notícias

Mesmo com as chuvas que afetaram parte do período de colheita, os agricultores de trigo no Rio Grande do Sul continuaram a colheita. Estima-se que já foi colhido cerca de 11% da área total de cultivo de trigo, que abrange 1.505.704 hectares nesta safra. O último relatório do Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), divulgado nesta quarta-feira (11/10), destaca que os agricultores optaram por colher o trigo mesmo em condições ambientais adversas, com o objetivo de assegurar a qualidade do produto e atender aos padrões de comercialização estabelecidos para a indústria de moagem.
A cultura do trigo no Rio Grande do Sul está avançando rapidamente para o estágio de maturação, atingindo 42%. Além disso, 38% da área de trigo está em fase de enchimento de grãos, e 9% em floração. No entanto, as condições climáticas desfavoráveis estão gerando preocupações quanto à redução do potencial produtivo.
Os produtores de trigo estão preocupados com os baixos preços pagos pelo grão, o que exige altas produtividades para garantir algum lucro ou pelo menos cobrir os custos de produção. A umidade excessiva e doenças, como a giberela, também representam riscos de desvalorização do trigo.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, cerca de 10% da área de trigo está em floração, 20% em enchimento de grãos, 60% em fase de maturação e 10% já foi colhida. Os resultados iniciais indicam uma redução de 12% em relação às projeções iniciais, que estimavam uma produtividade de 3.026 kg/ha na região.

Fonte: Jornal Província com informações da Emater / Foto Emater

Comentários
Comentário enviado com sucesso!