Granizo é o principal risco meteorológico em tempestades isoladas que vão ocorrer no Rio Grande do Sul neste começo de semana, antecipa a MetSul Meteorologia. Embora haja a possibilidade de vendavais isolados, a ocorrência de granizo é muito mais provável.
O ar mais quente vai ingressar no Sul do Brasil entre esta segunda-feira e a terça-feira. Quanto mais quente a atmosfera, mais instável ela se torna sob a presença de umidade. Com o ar mais quente e mais úmido, assim, cresce o risco de temporais localizados de granizo nesta primeira metade da semana.
Nuvens muito carregadas vão se formar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com tendência de avançar para parte do Paraná. A instabilidade mais forte deve ocorrer no Oeste e no Noroeste gaúcho assim como no Oeste catarinense. Na terça, nebulosidade de grande desenvolvimento vertical, logo propícia para gerar tempo severo, novamente vai se formar sobre o Sul do Brasil, especialmente na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e parte do Paraná com maior risco de temporais em localidades mais a Oeste da região.
O granizo deve ser de pequeno tamanho ou miúdo na grande maioria das cidades em que o fenômeno for registrado, prevê a MetSul Meteorologia, mas adverte-se que em setores muito isolados há risco de granizo de tamanho médio a grande.
Fonte: METSUL Foto: Arquivo Rádio JB