A reconstrução da ponte sobre o Lajeado Terêncio, na divisa entre as Comunidades de Barra/Lajeado Terêncio, chegou à reta final das obras. A ponte foi danificada pelas fortes chuvas de outubro. Na manhã de sexta-feira (10/11), funcionários da Secretaria de Obras concluíram os serviços.
Com investimento de recursos próprios, a equipe também executou a limpeza do local, recuperou algumas das madeiras rompidas pela correnteza do rio, fez a contenção das fundações das cabeceiras, instalou novas pranchas e vigas, entre outros serviços necessários para garantir a segurança e estabilidade da estrutura.
O Diretor de Obras, Jadir Chaves, explicou que a reconstrução dessa ponte exigiu um trabalho muito amplo, foi indispensável fazer toda a recuperação estrutural, entrar no rio e resgatar madeiras levadas pelas águas, classificar para reutilizar o que se manteve intacto, inutilizar o material danificado substituindo por novos. “Contamos com a cooperação de nossa equipe no serviço braceiro, máquina hidráulica/Retroescavadeira, caminhão e o auxílio do tempo que nos consentiu trabalhar algumas horas sem que retrocedesse a chover”, sobressaiu o Diretor.
A ponte está aberta ao tráfego de veículos, porém, no trajeto ainda necessita de manutenção da via. Pessoas que pretendem acessar esta vicinal para encurtar caminho o aconselhável no momento é que ingressem por outros caminhos, veículos traçados como por 4 × 4, tratores entres outros do porte maior ainda conseguem trafegar na região, já carros pequenos terão dificuldade. A secretaria de obras afirma que a demanda é enorme e o concerto desta via pública também está no seu cronograma e que assim que possível será idealizado.
Fonte e foto: Assessoria de Imprensa