Um tornado foi registrado por imagens de civis, nesta quarta-feira, no município de Rio das Antas, em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil-SC, o fenômeno ocorreu em consequência das chuvas que avançaram pelo estado. Na região do Grande Oeste, foram observadas pancadas de chuva a partir da tarde, apresentando apenas risco moderado.
Depois das chuvas foram evidenciados destelhamentos de casas, danos e destruição em galpões, aviários e pomares da região. Ainda conforme a Defesa Civil-SC, alguns danos foram causados possivelmente pela passagem tornado "de baixa intensidade", que por conta disso, não foi identificado pelas imagens do radar meteorológico de Chapecó.
Uma cratera se abriu na rodovia SC-135, entre Rio das Antas e Videira. Moradores da região relataram que nunca haviam presenciado tanta chuva.
O Governo de Santa Catarina e os Poderes anunciaram R$ 150 milhões para auxiliar os municípios afetados pelas chuvas de outubro e novembro no Estado.
O governador Jorginho Mello também anunciou um pacote complementar de ações no âmbito do Programa Recupera SC – criado em auxílio a famílias e empreendedores afetados pelas fortes chuvas no Estado. A reunião contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e secretários estaduais.
Um balanço dos pagamentos realizados, por meio das TEVs – Transferências Especiais Voluntárias, foi apresentado durante o encontro.
Foto: Defesa Civil SC | Fonte: Correio do Povo