Menu
Semana deve começar com chuva em todas as regiões do Estado
03/12/2023 17:15 em Notícias

A semana deve começar com chuva no Rio Grande do Sul e com alerta para forte intensidade. Para a segunda-feira (4) e a terça-feira (5), a previsão é de chuva e temperatura amena. 

 

Até as 10h de segunda-feira (4), segue ativo o  aviso emitido no sábado (2) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com  alerta para perigo de tempestade em toda a extensão do Estado para o fim de semana.

De acordo com o comunicado, a chuva prevista é de até 100mm por dia enquanto as rajadas de vento podem oscilar entre 60 km/h e 100 km/h. Há possibilidade, ainda, de queda de granizo. Trata-se de um montante expressivo, equivalente a chuva de quase todo mês em alguns municípios do Estado. O Inmet também alertou para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

A semana começa ainda com chuva. Para o Noroeste, a previsão é de precipitações mais frequentes e que ocorrem a qualquer momento do dia. Para as regiões Central, Centro-norte, Nordeste e Leste, incluindo a Região Metropolitana, a segunda-feira (4) deve ser chuvosa e nublada, com pouca abertura de sol. Entre a região de Uruguaiana, Campanha e Sul, tem expectativa de garoa pela manhã, com bastante variação de nuvens ao longo do dia. 

 

Na terça-feira (5), a presença de um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) ajuda na formação de nuvens carregadas sobre todo o Estado. O sol aparece entre muitas nuvens, haverá períodos de céu nublado e possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento. A chuva deve ser forte, ocorrendo  com maior volume nas áreas centrais e no Noroeste. As temperaturas ainda permanecem mais amenas.

 

Para a quarta-feira (6), conforme a Climatempo, ainda há expectativa de instabilidades em todo o Estado. No Norte, Sul e áreas mais centrais, o céu fica encoberto e pode chover a qualquer momento do dia, com grande volume. 

 

O alerta para transtornos continua em função do solo saturado. Já no Leste e Oeste, apesar da chuva acontecer desde o período da manhã, até a noite, há possibilidade de momentos de melhora que intercalam a chuva e eventual abertura de sol. 

 

Até a quinta-feira (7), ainda há previsão de chuva - menos no Oeste -, com tempo estável a partir da tarde, ainda com muita nebulosidade.

Fonte: GZH | Foto: Rádio JB

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!