Offline
Frustração com aumento do ICMS provoca ruído na base de Eduardo Leite
Notícias
Publicado em 19/12/2023

A tentativa frustrada de aumento do ICMS deixou fissuras na base de sustentação do governo Eduardo Leite e entre os articuladores políticos do Piratini. Obrigado a retirar o projeto após constatar que jamais construiu maioria para aprovação do texto, mesmo estando à frente de um consórcio com 33 dos 55 parlamentares, Leite agora analisa com cuidado as defecções, em especial no PP e no Republicanos.

Não há ressentimento nem revanchismo no horizonte do governador. Como não tem projetos polêmicos ou que necessitem grande mobilização política na agenda legislativa para 2024, Leite será pragmático na relação com a Assembleia. No vídeo em que anunciou a retirada do projeto, o tucano foi cuidadoso ao evitar culpar os deputados pelo malogro.

Leite, todavia, deve diminuir o protagonismo dos aliados que se recusaram a apoiar a proposta. Pedidos de obras em redutos eleitorais e participações de destaque em inaugurações ou anúncios festivos devem ser limitadas aos mais fiéis. O próprio recuo teve o objetivo de não expor os deputados que votariam a favor, evitando prejuízos eleitorais a quem se manteve leal mesmo diante da certeza da derrota.

Leia mais no site GZH.

Foto: Celso Bender / Assembleia Legislativa  Fonte: GZH

Comentários
Comentário enviado com sucesso!