As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira (21), causaram transtornos na região Centro-Sul do Estado, deixando mais de 40 mil pontos sem luz na área de concessão da CEEE Equatorial.
Segundo a empresa, além dos ventos intensos e descargas elétricas, o granizo causou danos na rede elétrica da concessionária. Equipes atuam nos pontos mais atingidos, especialmente no interior dos municípios da região, como Dom Feliciano e Encruzilhada do Sul.
Além destas duas cidades, no início da madrugada desta sexta-feira (22), a Defesa Civil regional de Pelotas, que cobre a localidade, informou que recebeu relatos de granizo, rajadas de vento e chuvas intensas também em Cristal. No município, a Defesa Civil local ainda não possui uma contabilização de danos e prejuízos — o temporal atingiu a cidade por volta de 18h e 19h.
Em contato com a CEEE Equatorial, a Defesa Civil regional foi informada de que a linha de transmissão que alcança Dom Feliciano e Encruzilhada do Sul foi afetada.
Em Dom Feliciano, a situação é considerada estável no início da madrugada desta sexta. Há previsão de que seja feita, pela manhã, uma vistoria para averiguar o cenário.
O prefeito do município, Clênio Boeira da Silva, relatou que uma forte pancada de chuva atingiu a área por volta das 20h, com ventos fortes e granizo. Houve queda de postes e árvores. Segundo Boeira, porém, o maior problema é a falta de energia em Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul e Amaral Ferrador. A expectativa, afirmou, é de que a normalização ocorra ao longo da madrugada em parte das localidades.
Até o momento, segundo a Defesa Civil regional, não há registro de feridos, desabrigados ou desalojados.
Fonte: GZH