A Policia Federal prendeu em flagrante na manhã desta segunda-feira (08), em Santa Rosa um homem (R.E.R de 61 anos), durante a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, Segundo informações oficiais, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão foi constatado posse ilegal de armas de fogo. Outro gaúcho foi preso durante a operação, este em Bento Gonçalvez, também na posse de armamento sem procedência.
A Operação desencadeada teve intuito de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos antidemocráticos ocorridos em 8/1/2023, em Brasilia/DF. Segundo informações, em Santa Rosa três pessoas foram alvo das operações, além de um em Horizontina.
NO BRASIL: Ao todo foram expedidos, pelo Supremo Tribunal Federal, 47 mandados judiciais (46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva), nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Golás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.
Foto: Divulgação
Fonte: Jornal Noroeste