Offline
Rio Grande do Sul e o norte do Paraná estão entre as principais áreas afetadas pelo calor
Notícias
Publicado em 13/03/2024

Os próximos dias de março de 2024 devem ser marcados por calor intenso em diversas regiões do país, com áreas que devem ter ao menos 5°C acima da média mensal.

 

Por trás disso estão, por exemplo, fenômenos globais como o El Niño e as mudanças climáticas, mas isso também envolve um processo chamado "domo de calor".

 

Também conhecido como bolha de calor ou onda de calor, o fenômeno é marcado pelo aprisionamento de uma grande massa de ar quente numa determinada região, que funciona como uma "tampa" na atmosfera, o que impede a chegada de frentes frias ou chuvas e faz os termômetros subirem drasticamente.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica que esse sistema atuará pelo centro-sul do Brasil (Sul, Sudeste e Centro-Oeste) ao longo desta semana, podendo se estender um pouco até o fim de semana.

 

A previsão inicial é de que as principais áreas afetadas com as maiores temperaturas nesta semana no país sejam Mato Grosso do Sul, centro-oeste de São Paulo, áreas entre o oeste do Rio Grande do Sul e o norte do Paraná. Em alguns pontos dessas regiões, as temperaturas podem atingir 40° C, segundo o Inmet.

 

Já entre 16 e 20 de março, dia do início do outono, a onda de calor será mais intensa especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste.

 

“O centro do sistema de alta pressão atmosférica vai se mover gradualmente (nos próximos dias) em direção a São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. Nos últimos dias deste verão, este centro de alta pressão ficará sobre o Sudeste”, explica a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.

 

Apesar das previsões, o Inmet frisa que é importante acompanhar o dia a dia das atualizações da previsão do tempo. Isso porque argumenta que as mudanças nos padrões meteorológicos costumam ocorrer muito rapidamente no atual período, entre fim do verão e começo do outono.

Leia mais no site da BBC NEWS BRASIL

Fonte: BBC NEWS BRASIL  | Foto: Rádio JB

Comentários
Comentário enviado com sucesso!