Principal emissora de esportes do País realizou transmissão de cinco horas direto de Santo Ângelo e imagens foram apresentadas em 27 países da América Latina e leste europeu
O pré-Olímpico de Vôlei de Praia realizado em Santo Ângelo no fim de semana foi um enorme sucesso. Além do público na arena montada no Centro Histórico, estimado em dez mil pessoas na tarde e noite do domingo, 17, a competição teve as finais transmitidas para todo o Brasil pelo Sportv e para a América Latina e países do leste europeu pela Directv.
A competição foi aberta na noite de sexta-feira, 15. Na oportunidade, o prefeito Jacques Barbosa destacou a importância da competição para Santo Ângelo. Lembrou que foi a primeira vez que o Rio Grande do Sul sediou uma competição pré-olímpica de todas as modalidades. “Um evento que superlotou hotéis e voos, gerando um movimento altamente significativo para a nossa economia e que divulgou Santo Ângelo de forma mundial”, resumiu.
O deputado estadual Eduardo Loureiro, que participou das tratativas para a realização do evento e na obtenção de patrocínios, igualmente salientou o destaque em nível mundial que a Capital das Missões alcançou. “Não dá para medir os reflexos que isso terá. Santo Ângelo se coloca no mapa para sediar grandes competições de nível internacional”, salientou.
PRESENÇAS
O ato de abertura ainda contou com as presenças do presidente interino da Câmara de Vereadores, Vando Ribeiro; secretário municipal de Cultura e Esportes, Nader Awad; Marco Tulio Teixeira, presidente da Confederação Sul-Americana de Voleibol e vice presidente da Federação Internacional de Voleibol; Marcelo Wangler, diretor executivo da Confederação Sul-Americana de Voleibol; Franco Vieira Neto, tetracampeão brasileiro, bicampeão mundial , atleta olímpico e presidente da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro; Carlos Cimino, presidente da Federação Gaúcha de Voleibol; Rinaldo Klaes, diretor de Vôlei de Praia da Federação Gaúcha de Voleibol e representantes dos comitês olímpicos de Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai.
CLASSIFICADOS
Conforme Matheus Vier, produtor executivo do evento, informa que a competição sediada em Santo Ângelo foi a última etapa na busca por pontos no ranking para a Continental Cup, que será sediada em Uberlândia-MG, confirmando vagas na Olimpíada de Paris.
Na disputa masculina, os chilenos Droguett e Aravena venceram os brasileiros Matheus e Adelmo na final. A terceira posição ficaram os argentinos Amieva e Sosaya em quatro os paraguaios Massare Melgarejo.
No feminino, também derrota brasileira na final. As paraguaias Michelle e Poletti derrotaram Carol Goerl e Juliana Simões. Em terceiro ficaram as chilenas Rivas Zapata e Amanda e em quarto as peruanas Allcca e Gaona.
TRANSMISSÃO
A competição foi transmitida para mais de 27 países. A Directv transmitiu para os países da América Latina e Leste Europeu os três dias de jogos.
Para o Brasil, a Sportv, principal emissora de esportes do País, transmitiu as finais por cerca de cinco horas na noite de domingo, 17. Durante a transmissão, em vários momentos, o narrador Guto Nejaim e a comentarista Maria Elisa, destacaram a beleza da Catedral Angelopolitana, citando dados da sua arquitetura. Também salientaram a história missioneira e o fato de Santo Ângelo ser polo regional em saúde e educação, além de contar com voos diretos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos e Porto Alegre. “Um destaque sensacional, que valoriza a nossa terra e consolida Santo Ângelo como palco de grandes competições de vôlei de praia”, comemora Matheus Vier.
Na arena montada no Centro Histórico, será aberta no feriado da próxima sexta-feira, 22, mais uma etapa do Mundialito de Vôlei de Praia.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes
Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo