Offline
Marcello Gandini, designer do supercarro mais famoso do mundo, morre aos 85 anos
21/03/2024 09:39 em Notícias
Olhe para quase qualquer supercarro moderno de alta potência e você verá o trabalho do designer automotivo Marcello Gandini. Linhas afiadas, uma postura baixa, portas que se abrem para cima; todas foram influenciadas pelo trabalho seminal de Gandini, o Lamborghini Countach.
O Countach e seu antecessor, o Lamborghini Miura, são amplamente considerados os primeiros supercarros modernos, criando o modelo para uma categoria de veículo que ainda marca o ápice em desempenho e design automotivo. Gandini projetou ambos os carros e, se não tivesse feito mais nada, ainda seria lembrado.
Mas além de seu trabalho para a Lamborghini, Gandini produziu carros para fabricantes de automóveis como BMW, Fiat e Ferrari. Ele projetou carros de rally, hatchbacks econômicos (como o primeiro Volkswagen Polo e o Renault Supercinq, uma sequência do Renault 5), carros conceito e pelo menos um helicóptero.
 
 
Ele morreu na quarta-feira (14 de março) aos 85 anos em Turim, Itália, a cidade onde nasceu e onde – ao longo de sua carreira no estúdio de design Gruppo Bertone e, posteriormente, em sua própria empresa – ele trabalhou grande parte de sua magia no design automotivo.
Fotos: Joseph Coleman via CNN Newsource / Getty Images.
Fonte: CNN BRASIL
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!