O governador Eduardo Leite esteve, nesta quinta-feira (9/5), em Eldorado do Sul, região Metropolitana de Porto Alegre. O município foi um dos mais atingidos pelos eventos meteorológicos de maio, com mais de 70% de sua população afetada. Leite circulou pela área central da cidade, conversou com lideranças locais, agentes das forças de segurança, voluntários e moradores afetados pelas cheias.
“Ouvi daqueles que estão atuando na ponta quais são as necessidades mais urgentes neste momento para garantir que elas sejam atendidas. Também acompanhamos a mobilização da prefeitura e das lideranças locais no trabalho de restabelecimento de serviços básicos e do atendimento à população. Estaremos ao lado do município neste momento e também na reconstrução”, disse o governador.
Com o nível da água ainda elevado em muitos pontos e com ações de evacuação sendo realizadas, Eldorado do Sul é um dos locais que mostra a dimensão da situação dramática que o Rio Grande do Sul atravessa desde o início das fortes chuvas, que já deixaram mais de 100 mortos e milhares de desabrigados em todo o território gaúcho.
Embora alguns resgates ainda sejam necessários na cidade, a maior movimentação neste momento é por ajuda humanitária. Há moradores que permanecem em locais de risco mesmo com os apelos das autoridades e das equipes de resgate para que deixem as residências.
O governador também conheceu o hospital de campanha do Exército Brasileiro que foi instalado nesta quinta-feira no município. Ele deve receber pacientes da região para atendimentos e procedimentos de baixa e média complexidade.