Os casos de óbitos por dengue no Rio Grande do Sul continuam batendo recorde. Nesta quarta-feira, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou mais quatro óbitos no Estado. Ao todo são 168 mortes pela doença até o momento.
Trata-se de três mulheres e um homem todos com comorbidades. Uma de 63 anos, de Santa Rosa, em 23 de março. Outra de 60 anos, de Alegria, em 19 de abril. E uma de 69 anos, de Sede Nova, em 14 de maio. O homem de 79 anos também era de Santa Rosa.
O primeiro lote de vacina contra a dengue foi entregue no Estado no dia 2 de maio. Seis municípios da Região Metropolitana elencados pelo Ministério da Saúde receberam a vacina: Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha. Devem receber a vacina crianças e adolescentes entre 10 anos e 15 anos incompletos.
Em abril, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou uma análise com o perfil dos primeiros 73 mortos pela doença.
Os sintomas mais frequentes entre os óbitos são: febre (62%), dor muscular (58%), dor de cabeça (43%) e náuseas (43%). As doenças preexistentes mais relatadas foram hipertensão (56%), diabetes (18%), cardiopatia (18%) e doença pulmonar obstrutiva crônica (16%). Não houve relato de comorbidade em 16% dos casos de morte.
Fonte: Correio do Povo