Na noite deste sábado, 08, o Grêmio conheceu seu adversário das oitavas de final da Libertadores 2024. Após empatar em 1 a 1 contra o Estudiantes no Couto Pereira, o Tricolor fechou a primeira fase na vice-liderança do Grupo C, com 10 pontos, e vai encarar o Fluminense na próxima etapa da competição. O gol Tricolor foi marcado por Cristaldo, no início do segundo tempo.
A torcida gremista lotou o estádio em Curitiba. Foram 32.572 Tricolores cantando além dos 90 minutos. Uma baita festa para encerrar a primeira fase da competição.
A primeira etapa foi de poucas oportunidades de gol. Os primeiros 10 minutos de jogo foram de muita marcação, faltas e poucas finalizações. O primeiro ataque do jogo foi dos adversários, aos 11', com Piatti, mas sem perigo para o gol Tricolor.
Com 17' jogados o Grêmio chegou com muito perigo. Diego Costa deu um toque de letra para Dodi, que ficou cara a cara com o goleiro, mas o arqueiro levou a melhor. Aos 23', outra oportunidade. Reinaldo bateu falta, mas, mais uma vez, Mansilla ficou com a bola.
A partir dos 20', o Tricolor passou a gostar mais do jogo. Com 29', Reinaldo cruzou na área para Diego Costa. A tentativa de cabeça passou perto, por cima do gol. Dez minutos depois, o Estudiantes levou perigo. Depois de um bate rebate, a bola desviou em Romero e saiu.
Pavon, aos 44', buscou um chute forte de longe, mas a bola subiu demais. Fim de primeiro tempo.
A segunda etapa iniciou sem trocas no Tricolor, com a equipe de Renato Portaluppi tentando ser mais agressiva. Foi o que aconteceu. Logo aos dois, Diego Costa encontrou Cristaldo, que invadiu a área, passou pela marcação e estufou as redes. Grêmio 1x0 Estudiantes.
Com sete jogados, Diego Costa sentiu e teve de ser substituído. Renato Portaluppi aproveitou e realizou outra mudança. Diego Costa e Pavon saíram para as entradas de JP Galvão e Gustavo Nunes.
Com as trocas, o Tricolor seguiu buscando o segundo gol. O Estudiantes jogava pelo contra-ataque, mas sem dar trabalho para Marchesín.
Um grande lance a favor do Grêmio veio aos 31'. JP Galvão, de longe, chutou colocado, para grande defesa do goleiro adversário.
Na sequência, Nathan Fernandes e Carballo entraram nas vagas de Soteldo e Cristaldo.
Com 34' jogados, o Estudiantes mandou uma bomba e a trave salvou o Tricolor. Três minutos depois, após escanteio, Mauro Méndez marcou de cabeça e empatou a partida.
Logo depois, Pepê saiu para a entrada de Galdino. Até o minuto final, com o apoio da torcida, o Grêmio buscou o gol da vitória, mas não conseguiu furar a meta adversária. Final de jogo: Grêmio 1x1 Estudiantes.
O próximo duelo do Tricolor será pelo Campeonato Brasileiro. Na quinta-feira, 13, encara o Flamengo, no Maracanã.
Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA