Segundo a MetSul Meteorologia, um reforço de ar polar chega ao Uruguai e em parte do Rio Grande do Sul neste começo de semana, o que deve prolongar e intensificar o frio no estado. O impacto da frente fria será maior na metade sul gaúcha, sendo as menores mínimas no Oeste, fronteira com o Uruguai, na Serra do Sudeste e no Sul.
De acordo a análise da MetSul, a madrugada mais fria no sul do estado será na terça-feira. “Todos os dias, talvez com exceção da quinta, pode ter marcas negativas na madrugada no Sul gaúcho”, afirma Estael Sias. As temperaturas baixas devem se manter no final de semana, mas não devem se intensificar.
O Norte e o Nordeste gaúcho, em particular a Serra, terão uma semana com vários dias de nebulosidade, garoa e chuva, trazendo dias muito frios e úmidos. Porto Alegre, por sua vez, terá tardes de frio e céu nublado a semana inteira.
Conforme a MetSul, dados do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) mostram desvios na média de temperatura, com temperaturas mais baixas que o normal, nas noites de domingo, segunda, terça e quarta-feira no sul do Estado.
“Não é nada comum se observar nas latitudes do Uruguai marcas neste nível de pressão tão baixas, sendo mais frequentes massas de ar tão geladas como esta muito mais ao Sul do continente, na região da Patagônia”, afirmou a meteorologista Estael Sias.
Muitas nuvens e precipitação são esperadas em vários momentos da semana no Rio Grande do Sul.
Enquanto isso, a chuva que se concentra no Sul do Brasil deve se estender para áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do país no decorrer da semana, alcançando localidades que não registram precipitação há semanas.
Fonte: Correio do Povo | Foto: Arquivo Rádio JB