Conhecido como o “padroeiro da internet” Carlo Acutis foi homenageado com uma capela no interior de Giruá, município de 16 mil habitantes no noroeste gaúcho. O templo fica na comunidade de Passo das Pedras e foi inaugurado em junho.
O adolescente italiano morreu em 2006, aos 15 anos, de leucemia. A adoração ao menino, porém, voltou aos holofotes no início do mês, após o Papa Francisco aprovar a canonização de 15 beatos - entre eles, Acutis.
— Carlo se santificou numa vida simples e divertida de adolescente. Ele atrai a todos, especialmente os jovens, e motiva para uma vida sadia, alegre e santa. Ao mesmo tempo, nos lembra que devemos investir e olhar com carinho para as juventudes do mundo - disse o padre Edegar Soares de Matos, idealizador da capela em Giruá.
Conforme o pároco, o sonho de construir o local, que leva o nome de Capela Beato Carlo Acutis, ganhou força em uma viagem a Assis, na Itália, onde está o túmulo do beato.
— Na Igreja de Santa Maria Maggiore, em frente ao túmulo, senti algo muito forte, como se fosse o São Francisco de Assis dizendo: é este. Senti como um chamado a cuidarmos dos jovens e darmos a eles esperanças -
Estrutura construída com ajuda de fiéis
A capela fica próxima à RS-344 e é feita em pedra grês, uma forma de lembrar as igrejas das reduções jesuíticas dos povos da Missões. Tudo foi feito através de doações e do trabalho voluntário dos fiéis.
A capela foi inaugurada oficialmente em 8 de junho. Lá, ocorrem missas apenas em horários agendados, sem frequência diária ou semanal.
Foto: Edegar Soares de Matos / Arquivo pessoal