Offline
Conheça um pouco mais sobre Julia Sozio, a Primeira Prenda Adulta da 20º RT
Notícias
Publicado em 26/07/2024
Na primeira edição de julho, mais precisamente dia 05, publicamos no jornal sobre a conquista da Julia Gabriela Meincke Sozio, que trouxe a Boa Vista do Buricá a faixa de Primeira Prenda Adulta da 20ª RT. Hoje, vamos contar a historia da Julia, sua trajetória dentro do CTG e sua paixão pelo tradicionalismo gaúcho.
Julia, formanda de Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, tem 25 anos, reside em Boa Vista do Buricá junto com seus pais Luiz Carlos e Janete Meincke Sozio. Suas raízes no CTG são de longa data, pois é neta de um dos fundadores do CTG de Boa Vista do Buricá, senhor Valdermar Sozio. “O que mais me motiva a seguir nesse caminho é respeitar e honrar os que vieram antes, sendo assim preciso remeter ao meu avô Valdermar Sozio (in memoriam) que foi um dos fundadores que lançou a ideia de fundar um CTG em Boa Vista do Buricá, juntamente com seu João Olívio Baumgarten e o Sr Mário Hartmann (in memoriam )dando vida ao Recanto Verde que temos hoje.” comenta ela orgulhosa.
De acordo com ela, seus pais sempre eram participativos nos festejos do CTG, dançavam nas invernadas. “⁠Meus pais dançaram nas invernadas, e desde pequena eles me incentivaram a participar. O apoio da família é essencial nesta caminhada, pois o CTG é o local onde existe a maior integração de pessoas de todas as faixas etárias.” Comenta.
Ela conta que por anos, a entidade estava sem a realização de cirandas e entreveros, por não ter ninguém que pudesse coordenar esses eventos. “A nossa entidade esteve por muitos anos com as cirandas e entreveros desativados, só no ano de 2016 esses voltaram a acontecer, e no ano seguinte (2017), pela vez primeira tivemos a oportunidade de ter uma primeira prenda regional e sediar um concurso regional, a Srta. Dara Stroher.”
Sua primeira tentativa ao titulo aconteceu em 2017. “Focando neste sonho concorri e conquistei o cargo de primeira prenda, porém, não participei da fase regional neste ano. Em 2021, concorri novamente para a ciranda interna do CTG Recanto Verde. E durante o ano me preparei para o regional de 2022. Neste regional conquistei o cargo de 2º Prenda Adulta da 20ª RT na gestão 2022/2023, onde fui colega de gestão das atuais três prendas estaduais que a 20ª RT teve nos anos de 2023/2024. Como tudo acontece no tempo certo, e no tempo de Deus, aquele não era o meu momento de estar na ponta de uma gestão a organizando.”
⁠”No ano de 2023, acompanhei a ciranda de prendas em Rio Grande onde elas obtiveram essa conquista. E lá os meus olhos brilharam novamente mediante a esse sonho. Então concorri novamente na ciranda interna em 2023 e me preparei muito. Durante a caminhada precisamos realizar eventos: um de cunho cultural, dois de livre formatação, um de ação social, o qual arrecadamos alimentos e produtos de higiene para a Associação Hospitalar Boa Vista. Precisamos também desenvolver uma pesquisa folclórica, geralmente é sobre um tema como joias e acessórios, culinária e benzeduras resgatando a vivência da mulher gaúcha através dos anos. Mas, neste ano tivemos uma proposta diferente, falar sobre os presidentes dos primeiros 50 anos de MTG ( Movimento Tradicionalista Gaúcho), o qual a nossa região foi agraciada com um tradicionalista que eu ainda não conhecia o Sr Dionizio Araujo do Nascimento (in memoriam) e percebi o quão importante é dar a luz a pessoas tão essenciais para que o movimento se consolide no que é hoje.” comenta.
“Também fizemos aulas de geografia do RS, história do estado e tradição, tradicionalismo e folclore, para realizar a prova escrita que é o que mais tem peso em todo o concurso. Nesta etapa também fizemos uma redação sobre um tema surpresa. Além disso tudo, realizamos uma apresentação artística, onde um tema é sorteado na hora e temos 15 minutos para nos preparar para discorrer sobre o mesmo. Também devemos apresentar uma dança tradicional e uma dança de salão, além de declamar, cantar ou tocar um instrumento, eu decidi por cantar.” Conta Julia, orgulhosa.
Apesar de toda correria, conciliando faculdade, estagio, ensaio e tudo mais, Julia está muito feliz com a faixa. “É a realização do meu sonho! Temos um ano de muitos eventos e compromissos, sendo desta forma uma preparação intensa para a ciranda estadual que ocorrera na cidade de Osório, evento esse que terá pela vez primeira uma representante de Boa Vista do Buricá e do CTG Recanto Verde” finaliza ela com orgulho.
 
Por: Marise Wrasse | Fotos: Arquivo Pessoal | Fonte: Jornal Tribuna Colonial
Comentários
Comentário enviado com sucesso!