Em duelo atrasado da 6ª rodada do Brasileirão Sub-20, o Grêmio sofreu revés para o Flamengo por 3 a 2 no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na manhã deste sábado, 17. Guga e Kaick marcaram para o Tricolor. Adriel (2x) e Guilherme fizeram os gols do rubro-negro. Com o resultado, o Grêmio perde uma posição, justamente para o Flamengo. Agora, o Tricolor é o terceiro colocado na tabela e segue com 34 pontos.
Para garantir uma vaga entre os quatro primeiros e não depender de resultados paralelos, o Grêmio precisa vencer o Cuiabá, na próxima quarta-feira, 21, às 15h, no CFT Presidente Hélio Dourado. A vaga no G-4 garante a vantagem de disputar o jogo único das quartas de final em casa.
O primeiro tempo foi de muita posse de bola do Flamengo, porém, sem efetividade na parte ofensiva. Logo aos dois minutos, o Grêmio chegou ao primeiro ataque. Na troca de passes pela faixa central do campo, Cheron passou para Tiago, que tocou para Gabriel Mec finalizar de perna direita. A defensiva do Flamengo fechou a casinha e a bola bateu na marcação.
O Tricolor atacava pelos lados. Aos nove, em contra-ataque pela direita, Cheron lançou Tiago, que virou o jogo para Gabriel Mec servir Guga, livre na área, abrir o placar para o Tricolor. 1 a 0! Com o placar favorável, o Grêmio recuou as linhas para ter espaços em contra-ataques. Já o Flamengo seguia com maior posse de bola, mas sem criar oportunidades de perigo à meta do goleiro Cássio. Aos 23, no erro defensivo da equipe rubro-negra, Guga finalizou rasteiro de perna esquerda para defesa do goleiro Dyogo.
Com 27 minutos, o primeiro lance de perigo do Flamengo. A defesa gremista afastou parcialmente, mas na finalização rubro-negra, Viery apareceu na frente da bola. Com 34 minutos, Cássio fez a primeira defesa. Guilherme finalizou de fora da área e o goleiro gremista defendeu em dois tempo. Pelos lados do campo, o Grêmio saia em velocidade e levava perigo a defesa da equipe carioca. A resposta veio justamente no ataque seguinte. Cheron chutou cruzado e acertou a trave. O Flamengo também acertou a trave de Cássio, aos 37. Adriel chutou cruzado da pequena área e carimbou o poste. O rubro-negro cresceu no jogo e Cássio fez milagre aos 39 minutos. A defesa do Grêmio errou a saída de jogo na defesa e a bola ficou com o João Alves. O camisa 7 lançou Adriel na área e Athos cortou parcialmente. Na sobra, Guilherme chutou para Cássio fazer linda defesa com a perna esquerda.
No intervalo de jogo, o auxiliar técnico Ruimar Kunzel, que comandou a equipe na partida por conta da suspensão do treinador Airton Fagundes, promoveu a primeira troca. Entrou Arthur Júnior e saiu Cheron. A primeira oportunidade de gol no segundo tempo foi do Flamengo. Na bola cruzada da esquerda para direita, Athos cortou parcialmente e a bola ficou viva na área. João Alves chutou cruzado direto para fora. Com pressão carioca, o Grêmio encontrou dificuldades para sair jogando. Na roubada de bola pela direita, novo cruzamento para área, a defesa gremista não cortou e Adriel empurrou pro gol, aos 10. Em novo vacilo, aos 11, veio a virada do Flamengo, Adriel marcou de perna esquerda.
Aos 15 minutos, Riquelme recebeu na entrada da área, conduziu e foi derrubado. A arbitragem marcou a falta. Guga fez a cobrança por baixo da barreira, no meio do gol, para defesa de Dyogo. Em nova falta para o Grêmio, aos 17, Fernandinho alçou na área, Riquelme escorou de cabeça, mas ninguém conseguiu chegar a tempo para completar o ataque e a bola saiu pela linha de fundo. Com 20, a segunda mexida do Grêmio. Riquelme deu lugar para Lian. Aos 27, Ruimar promoveu as entradas de Luiz Eduardo, Kevin e João Lima. Saíram Viery, Gabriel Mec e Fernandinho. Com as mudanças, o Grêmio tentava criar oportunidades, mas sem levar perigos à meta de Dyogo. Aos 40, a última mexida do Tricolor. Vini Ferraz entrou no lugar de Guga.
Diferente da etapa inicial, foi o Flamengo que recuou as linhas, chamando o Grêmio para tentar sair em contra-ataque. A posse de bola era do Grêmio, que encontrou a defesa flamenguista bem fechada. Aos 40 minutos de jogo, Pedro Gabriel fez lindo lançamento por cima da linha de defesa e encontrou Kaick, que encobriu o goleiro de cabeça e empatou o jogo para o Grêmio. 2 a 2! A alegria não durou muito. Aos 41, a equipe do Flamengo encontrou espaço pelo centro e chegou ao terceiro gol com Guilherme, fechando o placar.
O Grêmio volta a campo diante do Cuiabá, na quarta-feira, 21, às 15h, pela rodada final na primeira fase.
Foto: Vinicius Saraiva / Grêmio FBPA