O Rio Grande do Sul apresentou queda no número de estelionatos no mês de agosto. Foram 5.895 golpes registrados no mês passado, uma diminuição de 15,83% se comparado ao mesmo período de 2023, que teve 7.004 ocorrências. Mesmo com a redução, esse contingente representa uma média de 190 casos diários no último mês. Isso significa que quase oito fraudes foram cometidas por hora no RS.
Ao longo do ano, esta modalidade de crime tem apresentado redução. Nos primeiros oito meses de 2024, o número de ocorrências recuou 14,68% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, entre janeiro e agosto de 2024, foram contabilizadas 51.498 denúncias de estelionato.
Alguns fatores ajudam a explicar a diminuição dos casos no RS, avalia o subchefe da Polícia Civil do Estado, delegado Heraldo Guerreiro. Ele cita, por exemplo, as constantes ações da polícia em combate ao estelionato e os crescentes alertas realizados por diferentes atores da sociedade.
Saiba como se proteger
Desconfie de vantagens muito atrativas
Não acredite em desconhecidos que te abordem por ligações, e-mails ou mensagens telefônicas
Não acesse links suspeitos ou sem procedência conhecida
No caso dos golpistas se passarem por alguma empresa ou entidade, procure os canais oficias para confirmar as informações
Em caso de compra online, guarde o link da compra para eventuais investigações policias
Não realize depósitos ou transferências bancários para desconhecidos
Se for vítima, registre o caso em uma delegacia da Polícia Civil ou pela Delegacia Online
Fonte: Polícia Civil-RS
Fonte: GZH