Offline
22 de outubro de 1995: dia em que Nova Candelária decidiu se emancipar
Publicado em 30/10/2024 10:46
Notícias
Nova Candelária celebra no dia 28 de dezembro o aniversário de emancipação político-administrativa. Mas o processo de emancipação começou dois anos antes. De acordo com um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, o Prefeito Jorge conta que o dia 22 de outubro de 1995 foi o dia da votação do plesbicito, ou como ele mesmo diz “o dia do sim ou do não” para a criação do município. Segundo ele, a votação foi favorável em 76% para a criação.
Lembra ainda que o processo de emancipação do município foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado, em 19 de abril de 1993, oportunidade em que ele juntamente com o Orlando Konzen, primeiro prefeito do município, foram até a capital encaminhar o pedido de emancipação. A partir deste momento, começou-se todo o processo probatório do local, pois já existia ali uma comunidade instalada como: igreja, escola de ensino, calçamento em parte das ruas, rede de iluminação pública, rede de abastecimento de água e o mais importante as pessoas da área emancipada, pois o estado só aceitaria emancipar, se fossem comprovados alguns quesitos, que na época eram necessários para a criação de um novo município.
Dois anos depois ouve a votação, no dia 22 de outubro, como já mencionado e no dia 28 de dezembro foi oficialmente reconhecida a criação do novo município, através da Lei Nº 10.635, emancipando a então Vila Candelária da cidade de Boa Vista do Buricá e de Crissiumal.
A colonização do território nova-candelariense iniciou por volta de 1935, quando chegaram os primeiros colonizadores oriundos das regiões das Colônias Velhas. Em 13 de julho de 1962, por determinação de Dom João Hoffmann, bispo de Frederico Westphalen na época, foi instalada a Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Candelária. Chamou-se Candelária por ser Orago da Capela Nossa Senhora da Purificação. Outra versão é de que a origem do nome foi inspirada nas bênçãos de Nossa Senhora da Candelária da Alemanha.
Com uma área aproximada de 97,5 km², Nova Candelária está inserido na Região do Vale do Alto Uruguai e faz parte da Microrregião do Grande Santa Rosa, localizando-se ao Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Por: Marise Wrasse em parceria com o Prefeito Jorge e Thiago Dàvila.
Fonte: Jornal Tribuna Colonial
Comentários
Comentário enviado com sucesso!