Aprofundar o conhecimento em práticas inovadoras de ecoturismo, agroturismo, turismo rural, cultural, de negócios e de conexão. Esse foi o propósito da imersão organizada pelo Departamento de Turismo e Eventos de Santa Rosa, em parceria com o Sebrae. Uma comitiva santa-rosense realizou uma visita técnica na Serra Gaúcha para vivenciar o dia a dia de municípios que têm o turismo como principal fonte econômica. A atividade fez parte das ações previstas no Plano Municipal de Turismo.
Entre os locais visitados, esteve Nova Petrópolis, onde os participantes exploraram a rica herança germânica do município. Outro destino foi Gramado, cidade turística conhecida por sua arquitetura europeia, clima agradável e paisagens exuberantes. Além de visitar atrações e negócios locais, o grupo foi recebido pela Gramadotur, autarquia municipal que gerencia o turismo e a cultura de Gramado, responsável pela organização de eventos oficiais da cidade.
A imersão buscou inspirar os empresários de Santa Rosa a aprimorarem a experiência de seus clientes, melhorarem o atendimento e ampliarem suas ofertas na área do turismo. Desde a implementação do Plano Municipal de Turismo em Santa Rosa, alguns empreendimentos locais com potencial turístico vêm sendo trabalhados. São eles: Apicultura Grings, Casa da Xuxa, Vinícola Fronza, Sítio Flor de Sol, Moinho Colonial Krebs, Orquidário 15, Vinícola Bubanz, Cachaçaria Maria João, Sítio Jek, Sítio Agroecológico Santa Fé, Memorial Padre Arcanjo, Mosteiro da Transfiguração e Cervejaria Shön Beer. A comitiva contou com a presença de alguns representantes desses empreendimentos e de servidores da Prefeitura de Santa Rosa.
Fonte e foto: Prefeitura de Santa Rosa