Os estados de Santa Catarina e Paraná seguem em alerta para fortes chuvas até quarta-feira (11). A previsão indica acumulados superiores a 100 mm em algumas regiões, com risco de enchentes, deslizamentos e rajadas de vento. Em áreas já afetadas, como o norte de Santa Catarina e o centro-sul do Paraná, a saturação do solo pode agravar os impactos das chuvas.
Além disso, a formação de um ciclone extratropical na sexta-feira (13) pode trazer novos temporais, ventos fortes e granizo, principalmente no Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista Arthur Müller, a recomendação é que moradores de áreas de risco fiquem atentos às orientações das autoridades e da Defesa Civil.
Nos próximos dias, o Centro-Oeste e o Sudeste devem registrar nebulosidade intensa e pancadas de chuva. O interior de São Paulo e o sul de Minas Gerais podem ter temporais com raios e ventos fortes, enquanto Espírito Santo e Rio de Janeiro podem acumular até 80 mm em cinco dias. No Mato Grosso e Goiás, a chuva tende a diminuir, mas ainda ficará na casa dos 50 mm, favorecendo os trabalhos no campo.
No Norte, o Pará terá volumes de até 50 mm, uma boa notícia para a agricultura. No Matopiba e norte da Bahia, chuvas moderadas também beneficiarão os cultivos. Já no Nordeste, o tempo mais firme deve predominar no leste da região.
As temperaturas máximas devem ficar entre 30ºC e 33ºC em grande parte do país, com tendência de tempo firme no leste do Nordeste e sul do Rio Grande do Sul.
Foto: Pixabay | Fonte: Canal Rural