Em janeiro de 2025, no primeiro mês do ano, acontece a campanha “Janeiro Branco”, um movimento brasileiro sobre saúde mental que há mais de uma década convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. Para debater o tema e conscientizar a população, a FUMSSAR e a Rede de Atenção Psicossocial de Santa Rosa (RAPS) prepararam uma programação com diversas atividades. Durante todo o mês, serão realizadas ações voltadas para os cuidados com a saúde mental.
Neste ano, o lema é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A gerente da Rede de Atenção Psicossocial, Flávia Albuquerque, destaca a importância da prevenção quando se trata de saúde mental, "Vivemos tempos desafiadores, e a ansiedade tem afetado cada vez mais pessoas, independentemente da idade ou condição social. A prevenção é a chave para uma boa saúde mental. Ter um cuidado contínuo, conversar sobre os sentimentos, buscar apoio quando necessário e adotar práticas saudáveis podem fazer toda a diferença. O Janeiro Branco é um convite para refletirmos sobre o que podemos fazer para cuidar de nossa mente agora e ao longo do ano".
A FUMSSAR conta com equipes multiprofissionais qualificadas, compostas por médicos psiquiatras, neurologistas e clínicos gerais, além de psicólogas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiras, oficineiras, educadores físicos e técnicos de enfermagem. A programação do Janeiro Branco é voltada principalmente para as pessoas com transtornos mentais e/ou sofrimento psíquico, que estão em tratamento na rede pública de saúde de Santa Rosa. Dentre as ações propostas, estão práticas esportivas, cinema ao ar livre e atendimento psicossocial em demanda livre. A primeira atividade começa na quinta-feira (09), com atendimento em livre demanda no CAPS II Novo Rumo, das 18h às 20h30min. A programação completa pode ser conferida nas páginas oficiais da prefeitura.
Fonte: Prefeitura de Santa Rosa