Um agricultor teve os dois braços amputados enquanto tentava desentupir uma máquina colhedora de silagem no último sábado, 4, em São Roque, na zona rural de Jóia, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Eloir Antônio Menegazzi, de 57 anos (à esquerda na foto), estava acompanhado do filho de 20 anos no momento do acidente.
Segundo o irmão de Eloir, a máquina de processamento de milho ficou entupida com palha, e Eloir tentou resolver o problema sem desligar o equipamento. "Não sei se foi por descuido, mas ele mexeu na palha, e os facões de rolo acabaram puxando seus braços", explicou o irmão. Ele ressaltou que o erro foi não desligar a máquina completamente antes de tentar desobstruí-la.
Com os braços presos na máquina, Eloir foi socorrido pelo filho, que desligou o equipamento e desenrolou as correntes para liberar o pai. O motorista do caminhão que transportava a silagem também estava no local e prestou auxílio. Eloir foi resgatado consciente e levado ao Hospital de Clínicas de Ijuí, onde passou por uma cirurgia e ficou na UTI até esta terça-feira, 7.
A família de Eloir produz silagem para alimentar cerca de 60 vacas em lactação. A silagem é feita triturando o milho com uma máquina chamada ensiladeira, e o material é depois compactado e armazenado para ser distribuído aos animais durante o ano. Acidentes desse tipo são comuns devido à alta velocidade da máquina ou ao acúmulo de produto. Eloir, no entanto, tentou desobstruir a máquina enquanto ela ainda estava ligada.
Após passar três dias na UTI do hospital, o agricultor agora se recupera em um quarto, mas ainda não há previsão de alta. A família informou que ele está se recuperando bem.
Foto: Arquivo Pessoal | Fonte: GZH