De acordo com informações, fotos e vídeo enviados para nossa reportagem na tarde deste domingo, 23 de março, a medicação eram ampolas de Insulina, usadas para combater o diabetes. O material juntamente com outros lixos estava descartado em um mato próximo a ERS305, no perímetro do trevo que dá acesso a Crissiumal e Anel Rodoviário.
Ainda conforme apurado pela nossa reportagem, a Secretaria de Saúde de Horizontina com apoio da Brigada Militar foi até o local e recolheu o material.
A reportagem Silvio Brasil/Lupa Notícias entrou em contato com a atual Secretária Municipal de Saúde de Horizontina, Vanessa Zart, através de ligações e mensagens via WhatsApp. Ela confirmou o descarte do medicamento, no entanto, não soube informar a quantidade. “Está sendo feita essa contagem e verificando, pois, no momento só foi feito o recolhimento”. Destacou a secretária Vanessa Zart.
Ainda segundo ela, nesta segunda-feira, 24 de março, será efetuado o registro na delegacia de polícia e a pasta buscará responsabilizar os autores desse descarte, onde inclusive conforme fotos, alguns ainda estão dentro da data de validade.
Também conforme Vanessa Zart, a Secretaria Municipal de Saúde de Horizontina irá publicar uma nota sobre o ocorrido. “Vamos estar fazendo o registro sim, fazer uma nota do descaso e buscar responsabilizar os envolvidos”. Afirmou a secretária.
Após ser convidada por nossa reportagem para nos conceder uma entrevista presencial, a Secretária Municipal de Saúde de Horizontina, Vanessa Zart pontuou que nesta segunda-feira, fará uma manifestação oficial em nome do poder público.
Foto e foto: Silvio Brasil - Lupa Notícias