Setembro terminou com chuva no Rio Grande do Sul, dando início a um período de instabilidade no estado. Nesta quarta-feira (1º), o tempo segue variado: enquanto Oeste e Sul terão predomínio de sol entre nuvens, outras regiões ainda registram instabilidade.
De acordo com a MetSul Meteorologia, no Centro, Norte e Nordeste, incluindo a Grande Porto Alegre, o dia começa com variação de nuvens, sol e momentos de chuva ou garoa. Na capital, a previsão indica temperaturas entre 17ºC e 23ºC. No Chuí, os termômetros variam de 11ºC a 21ºC; em Caxias do Sul, de 15ºC a 20ºC; em Santa Rosa, de 17ºC a 26ºC; e em Bagé, de 10ºC a 22ºC.
A manhã terá frio em pontos da Campanha e do Sul, mas em grande parte do estado o amanhecer será ameno. Durante a tarde, as temperaturas devem se manter agradáveis.
O que esperar de outubro
Segundo a MetSul, outubro é marcado por maior frequência de dias quentes e ocorrência de temporais, sobretudo à tarde e à noite. O mês é considerado um dos mais tempestuosos do ano no Sul do país devido ao encontro de massas de ar frio e quente, além da influência de áreas de baixa pressão.
No Rio Grande do Sul, a tendência é de chuva próxima ou acima da média, especialmente na Metade Norte. Algumas áreas do Sul, no entanto, podem registrar volumes abaixo da média.
A temperatura, em geral, deve ficar acima do padrão histórico no Sul do Brasil, mas no Rio Grande do Sul os desvios tendem a ser menores, com marcas próximas às médias em algumas regiões. Apesar de alguns dias de calor intenso, não se projeta um outubro excessivamente quente para os gaúchos.