A Rota dos Butiazais é um projeto da Embrapa Clima Temperado de Pelotas/RS, que t
em o objetivo de promover a conservação dos butiazais e o uso sustentável dos butiás.
A Rota envolve uma rede de mais de 70 municípios no Brasil, no Uruguai e na Argentina, onde há iniciativas relacionadas ao uso dos butiás.
São José do Inhacorá faz parte dessa rota e para promover a aproximação entre as famílias e os setores envolvidos, no dia 30 de setembro, na comunidade de Cinco Barulhos aconteceu o encontro tratando da Rota dos Butiazais, com a presença do Prefeito Ademir Schneider, pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, Dra. Rosa Lía Barbieri e Dr. Ênio Sosinski, Pastor Fabio Rucks, proprietário de uma agroindústria de polpas de butiá, contando com apoios da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente, Escritório Municipal da EMATER. No evento foram discutidas ações com butiá que poderão ser realizadas no município com apoio da Embrapa.
Os butiazeiros são plantas nativas que estão ameaçadas de extinção e, mesmo assim, já são uma importante fonte de renda para as famílias envolvidas, que com o apoio das entidades estão sendo resgatadas o cultivo, o manejo e a sua utilização das mais diversas formas, apresentando um grande potencial de evolução devido a sua amplitude de usos.
Os frutos são ricos em vitaminas, ferro, potássio e várias substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir doenças como câncer e diabetes. As folhas podem ser usadas no artesanato, para fazer chapéus, bolsas e objetos decorativos. Os coquinhos contém amêndoas deliciosas. E as plantas podem ser usadas no paisagismo, para embelezar parques e jardins.
Também debateu-se o cultivo de agroflorestas compostas por frutas nativas, que cada vez mais vem tendo a sua valorização devido aos sabores especiais que oferecem.