Foi decretada, a pedido da própria empresa, a falência da Vier Indústria e Comércio do Mate, tradicional fabricante de erva-mate fundada em 1944. A sede, localizada em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, já estava sem atividades desde setembro de 2024.
A empresa, que havia ingressado em recuperação judicial em 2021, acumulava uma dívida de R$ 49,7 milhões, enquanto o patrimônio declarado soma R$ 11,8 milhões. A decisão judicial também determinou o lacramento da sede.
Na sentença, o juiz Eduardo Savio Busanello destacou as causas apontadas pela Vier para justificar a autofalência, entre elas a escassez de matéria-prima devido à expansão da monocultura da soja, problemas de saúde do sócio-administrador (falecido em 2020), o encarecimento de insumos e fretes das filiais de Rio Negrinho (SC) e São Mateus do Sul (PR), além de dificuldades fiscais e de um incêndio ocorrido em 2012 na sede da empresa.
A administração judicial da falência foi atribuída à Estevez Guarda. Um dos principais ativos da companhia é a marca Vier, atualmente arrendada à empresa Rei Verde, de Erechim. A intenção é preservar a marca e vender o patrimônio rapidamente para quitar as dívidas com os credores. Com informações de GZH.