O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (2). “Eu gosto dele”, afirmou o republicano durante uma coletiva de imprensa. A declaração ocorreu horas depois de uma conversa telefônica de aproximadamente 40 minutos entre os dois líderes.
Segundo Trump, o diálogo abordou temas como comércio bilateral e sanções impostas pelos EUA. “Falamos sobre comércio, sobre sanções porque, como você sabe, eu impus sanções relacionadas a certas coisas que aconteceram [...] Mas hoje tivemos uma conversa muito boa”, destacou.
O Palácio do Planalto informou que Lula também tratou da necessidade de ampliar a cooperação com os Estados Unidos no enfrentamento ao crime organizado internacional. “O presidente Trump ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”, afirmou a Presidência.
Ainda de acordo com o governo brasileiro, Lula e Trump devem realizar uma nova conversa em breve para dar continuidade às tratativas.