A partir da noite de quinta-feira (10), as instabilidades voltam a se intensificar sobre o Oeste, Centro, Campanha, Missões e Vales, devido a influência de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, aliado ao intenso fluxo de umidade da Amazônia. Com isso, há risco de tempestades acompanhadas de chuva moderada a forte, eventual queda de granizo, rajadas de vento entre 60 e 80km/h (podendo ultrapassar esses valores pontualmente durante o avanço dos temporais).
Na madrugada de sexta-feira (11), com formação de uma frente fria, as instabilidades seguem em boa parte do Estado mantendo os temporais nas áreas da Campanha, Centro, Missões, Noroeste, Norte, Vales, Região Metropolitana, Serra e parte do Sul gaúcho. Nessas áreas há risco de queda de granizo e rajadas de vento entre 60 a 80km/h, devendo ultrapassar essas velocidades isoladamente.
As chuvas ocorrem sobre todo o território gaúcho, mas os maiores acumulados tendem a ficar restritos as regiões da Campanha, Centro, Missões, Noroeste, Vales e Região Metropolitana. Os volumes devem ficar entre 30 a 40 mm/dia e pontualmente aos 60 mm/dia.
A tendência é que na madrugada e manhã de sábado (12), o avanço de uma nova frente fria sobre o oceano canaliza a umidade e mantem as instabilidades atuando sobre as áreas da metade Norte do estado. Porém ao longo do dia, as chuvas se afastam do Rio Grande do Sul devido à aproximação de uma área de alta pressão atmosférica associada a uma massa de ar frio, que favorece o tempo firme e o declínio das temperaturas.
É importante que a população das regiões citadas tenha atenção, e que se cadastre para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Para isso é muito simples, basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40199 e em seguida receberá uma confirmação e a partir dai estará apto a receber as informações.
Foto: Arquivo Rádio JB
Fonte: Defesa Civil RS