Offline
Aniversário de 27 anos da Unitec é marcado por homenagem ao ex-presidente Marcelino Colla
Notícias
Publicado em 03/09/2023

Cooperativa reuniu associados e autoridades no último sábado, em Três de Maio

 

A noite de sábado, 26 de agosto, ficará marcada na memória e no coração daqueles que criaram e auxiliaram no desenvolvimento da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec).

Associados e autoridades reuniram-se na AABB local para comemorar os 27 anos de história da cooperativa, dentre elas o presidente da cooperativa, Fabio José Turra; o prefeito de Três de Maio, Marcos Corso; os supervisores do Senar-RS Amanda Cardoso Arenhard, Diego Coimbra e Luciana Ergang; o diretor-geral da Setrem e presidente da Funcap, Sandro Ergang; o presidente da Sicredi Noroeste RS/MG, Kleryston Segat; o presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, Neri Schorer; e o ex-presidente da Unitec, Marcelino Colla.

O presidente da Unitec, Fabio José Turra, iniciou os pronunciamentos agradecendo a presença de todos e a confiança depositada para exercer a presidência da cooperativa. Ele também recordou momentos inesquecíveis da criação e do início da história da entidade.

Diego Coimbra, supervisor do Senar-RS, que representou a entidade juntamente com as colegas supervisoras Amanda Cardoso Arenhard e Luciana Ergang, disse que a Unitec é uma cooperativa muito importante para o Senar-RS, ambas com quase a mesma idade, pois em abril o Senar-RS comemorou 30 anos.

“O trabalho da Unitec se confunde com o do Senar-RS, porque durante toda a vida do Senar-RS tivemos a presença da Unitec com seus associados prestando serviço. A Unitec reúne associados comprometidos, profissionais de altíssimo gabarito e que entregam um trabalho fantástico. Nós somos testemunhas desta entrega que a cooperativa faz. Nosso sentimento é de muita gratidão a todos vocês. Longa vida à Unitec”, destacou.

O presidente da Sicredi Noroeste RS/MG, Kleryston Segat, parabenizou a Unitec pela longa e bonita história. E ressaltou que a cooperativa criou uma referência para outras empresas do segmento, que se inspiraram para subir o nível da prestação de serviço.

“Isso traz qualidade na prestação de serviço e todos ganham. Essa história merece ser celebrada. O Marcelino assumiu comigo um desafio há dois meses na Sicredi Noroeste RS/MG, em que o desenvolvimento passa pelo nosso olhar, a exemplo do que ocorreu com a Unitec. Agradeço a parceria e desejo que façamos um belo trabalho juntos. Sucesso aos associados que criaram a cooperativa e aos que vieram somar ao grupo. Uma semente bem plantada, uma decisão bem tomada e muito trabalho, com foco no associado, renderam bons frutos.”

O diretor-geral da Setrem e presidente da Funcap, Sandro Ergang, evidenciou a alegria estar presente no evento e poder falar da Unitec na noite festiva. A Unitec, segundo ele, é parceira prestando serviço à Setrem, sendo que por muitos anos os profissionais associados supervisionaram estágios de alunos do Curso Técnico em Agropecuária em todo o país.

“A Unitec foi fundamental neste processo. E é uma missão honrosa falar desta cooperativa porque Unitec e Funcap se fundem em uma grande missão: a Funcap tem em seu rol de colaboradores associados da Unitec, que fazem ela ser o que é hoje, responsável pelas duas feiras de sucesso do município. Nenhum processo e sistema é mais eficiente que as pessoas que o operam, e a Unitec é o que é pelas pessoas que lideraram até aqui.”

O presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, Neri Schroer, disse que a Unitec é a maior colaboradora do sindicato quando o assunto são eventos do Senar-RS. “Parabenizo o Marcelino pelo excelente trabalho realizado frente à entidade e desejo sucesso ao Fabio na presidência. A Unitec é mito importante paro o agro de Três de Maio e região. Sou grato pela parceria e desejo muito sucesso a todos que fazem parte da cooperativa.”

O prefeito de Três de Maio, Marcos Corso, parabenizou as grandes lideranças que há 27 anos tiveram a coragem de fundar a cooperativa e fizeram ela crescer muito mais do que seus criadores imaginavam na época.

“Vemos como a Unitec transformou as pessoas e ajuda os municípios. O município de Três de Maio, inclusive, tem convênio com a cooperativa para os serviços de inseminação artificial. Sei do valor que a cooperativa tem, do quanto ela desenvolve pessoas e como essas pessoas transformam o município ao seu redor. Sucesso a vocês, contem conosco e sigam com esta entidade forte e pujante. Parabéns, Marcelino, pelo empenho nos 20 anos dedicados à Unitec: tua liderança, esforço e profissionalismo são exemplos. Que siga no Sicredi, junto com o Kleryston, ajudando pessoas a sonharem junto contigo. Vida longa à Unitec!”

 

Marcelino Colla recebe homenagem pelos 20 anos em que presidiu a cooperativa

A sócia-fundadora Izabel Cristina Dalemolle relembrou alguns fatos marcantes da história e destacou que o momento festivo foi preparado com carinho para receber os associados. “Vocês são importantes para a Unitec. Falar da Unitec é falar do que faz parte da minha vida e dos sócios-fundadores. E este sentimento só quem viveu a formação compreende. Éramos um grupo corajoso e audacioso, com profissionais jovens e alguns formando família. Tivemos lideranças fantásticas e gestões comprometidas ao longo de nossa história.”

Ela destacou que Marcelino esteve à frente da cooperativa por 20 anos, e desde a criação envolvido com a entidade. “O Marcelino representa muito para a Unitec. Sabemos que a nossa vida profissional e pessoal se confunde com a história desta cooperativa. Desenvolvemos tudo isso com muito compromisso e temos o Marcelino como exemplo de liderança alicerçada com os princípios do cooperativismo.”

Izabel acrescentou que viu a Unitec crescer com a liderança de todos presidentes, em especial o Marcelino. “Ele é um grande amigo, conselheiro, persuasivo, com uma habilidade de comunicação ímpar e isso que faz a gente sempre esteja aprendendo com ele. E vocês, associados, podem ter certeza, que estão na melhor cooperativa de trabalho do Brasil.”

José Álvaro Pacheco, também sócio-fundador e ex-presidente da Unitec, contou que é instrutor do Senar-RS antes mesmo da Unitec existir. “Presto serviços ao Senar-RS desde 1994, e posso afirmar que essa é uma trajetória que deu certo. E vamos além, pois podemos crescer muito mais. O sucesso da cooperativa se confirma quando vemos a expansão de associados Estado afora, bem como as áreas do conhecimento que foram sendo agregadas.”

Ele ainda frisou que Marcelino deixa um grande legado, e tem certeza que levará para o Sicredi os princípios adquiridos na Unitec, desenvolvendo seu trabalho com muita competência junto com o presidente Kleryston. Pacheco também agradeceu as entidades que dão oportunidade e confiam no trabalho prestado pelos associados da cooperativa.

Eles entregaram um presente especial para Marcelino: um livro com registros de momentos da atuação do líder cooperativista junto à Unitec. “27 anos! Que história! Que orgulho fazer parte de tudo isso!” Foi assim que o sócio-fundador e ex-presidente da Unitec Marcelino Colla iniciou seu pronunciamento.

Ele destacou seu sentimento de pertencimento e alegria em estar diariamente na caminhada de ajudar outras pessoas por meio do trabalho. “São mais de 200 pessoas hoje trabalhando por meio da Unitec. Levamos conhecimento e informação para tantas pessoas, vivemos de histórias construídas e daquilo que conseguimos melhorar na vida das outras pessoas. Sinto orgulho desta caminhada e de ter tido convivido com cada um de vocês”, ressaltou.

E disse que, enquanto tiver energia, manterá a motivação e entusiasmo atuando na vice-presidência da Sicredi Noroeste RS/MG, pois, segundo ele, é assim que se vencem as dificuldades. “Ao longo dos anos, nós oferecemos soluções por meio do conhecimento que temos. A Unitec é exemplo e as entidades aqui presentes reconhecem isso. Então, vamos continuar olhando para a frente, pois é desta forma que vamos continuar andando, com disposição de seguir nossa missão”, finalizou.

 

Com atuação em todo país, Unitec conta com associados de diversas áreas do conhecimento

Oficialmente fundada em 23 de julho de 1996, por um grupo de 28 profissionais, a Unitec surgiu de um período de mudanças na organização onde os 28 sócios-fundadores trabalhavam, o que os possibilitou serem prestadores de serviços, algo novo até então na região.

Com sede em Três de Maio e atuação em todo país, profissionais foram sendo associados, expandindo os serviços para novas áreas de atuação. Hoje, a cooperativa conta com engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, médicos veterinários, técnicos em inseminação, artesãos, biólogos, psicólogos, pedagogos, designers, administradores de empresas, técnicos em alimentos, administradores rurais, contadores, técnicos em TI, técnicos em adestramento, técnicos em enfermagem, enfermeiros, técnicos em eletrônica, técnico contábil, engenheiro químico, engenheiro em alimentos, engenheiro florestal, zootecnistas, engenheiro da produção, técnico em informática, advogados, tecnólogo em gestão de marketing, turismólogo, nutricionista, economista doméstico, jornalista, técnico em eletrônica e técnico em metalúrgica e soldagem.

 Texto: Assessoria de comunicação Unitec

Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999

Fotos: Divulgação

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!