A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa continua ampliando os serviços, visando melhorar a saúde da população santa-rosense. Os usuários do SUS do município, têm à disposição mais um atendimento diferenciado ofertado pelo Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual - CER II. O exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE), ou BERA, agora pode ser realizado também com sedação. O procedimento é indicado para avaliar a audição e para que o resultado seja objetivo e confiável, o paciente deve estar em repouso total. Dessa forma, bebês e crianças que não conseguem realizar o exame de forma natural, agora podem fazer com sedação.
Esta nova condição para a realização do exame, tem sido essencial para o diagnóstico audiológico de muitos usuários. O processo inicia com a indicação do neuropediatra, Dr. Guilherme Henz, que prescreve a medicação e que logo após, é executada pela fonoaudióloga, Ângela Mattiazzi, responsável pela avaliação, “Considero esta possibilidade muito importante para alguns casos específicos, são crianças que não dormem de forma natural por muito tempo e, portanto, só com a sedação conseguimos concluir o diagnóstico audiológico e indicar o tratamento adequado para estes pacientes”, destaca Ângela.
O PEATE tem o objetivo de examinar a integridade das vias auditivas, desde a orelha interna até o encéfalo. Além disso, é possível mensurar os limiares auditivos de um indivíduo sem a necessidade de respostas do paciente. É um exame complementar dentro da bateria de exames audiológicos e tem indicação específica para alguns casos, como o de bebês que falharam no teste e reteste da orelhinha (OEA), bebês com histórico de IRDA (indicadores de risco para deficiência auditiva), crianças com atraso no desenvolvimento de linguagem oral, entre outras situações pontuais. A realização é segura, indolor e sem contra indicações.
Fonte: Prefeitura de Santa Rosa