Reuniões de trabalho foram realizadas nas últimas semanas visando propor alternativas ao setor lojista, especialmente empreendimentos que trabalham com artigos relacionados ao inverno, que alegam dificuldades em razão do estoque reprimido.
O frio esperado não se registrou travando as vendas. O estoque precisou ser pago aos fornecedores o que impacta na redução do capital de giro ou deixa saldo negativo ao caixa das empresas.
O vereador Diogo Luis Weiss, que tem pautado no Poder Legislativo as demandas do setor varejista, a diretoria da Associação Comercial – ACIAP pela vice-presidente Lediana Bartz e equipe administrativa, e o Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Gilmar Quintiliano e Adilson de Oliveira, Secretária da Fazenda Juliana Horbach, Secretaria Geral de Marcelo Engel e os gestores prefeito Jones Cunha e vice-prefeita Zuleica Wehner, estiveram reunidos para traçar estratégias e ações que possam ser adotadas ainda na reta final deste ano.
Entre as sugestões avaliadas constam; uma Feira Liquida Horizontina com um Fim de Semana no Parque com atrações que possam atrair o público consumidor; Linha de Crédito com juros subsidiados a exemplo do período da pandemia para capital de giro e Mudanças na legislação do Auxílio Aluguel que atualmente contempla somente o setor industrial, repassando aos demais setores da economia (atingidos) e teria como contrapartida manutenção dos negócios e dos postos de trabalho gerados.
Os atores devem estar lançando as ações nos próximos dias. Estão em andamento estudos dos impactos econômicos com relação as receitas municipais no período para justificar os aspectos da legalidade para as medidas que vierem a ser tomadas.
Fonte e foto: Imprensa HZ