Menu
Dia Nacional da Extensão Rural é celebrado pela Emater/RS-Ascar
07/12/2023 09:50 em Notícias

A Emater/RS-Ascar celebra, nesta quarta-feira (06/12), o Dia Nacional da Extensão e do Extensionista Rural. São mais de sete décadas de Aters no Brasil e a Instituição Gaúcha está integrada às comemorações feitas pela Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), nos dias 5 e 6 de dezembro, em Minas Gerais, onde acontece o Seminário 75 anos de Ater Pública Governamental.

Estão representando os extensionistas gaúchos no evento a presidente da Emater/RS, Mara Saalfeld, e o diretor técnico, Claudinei Baldissera. Eles e o diretor administrativo, Alexandre Durans, parabenizam os extensionistas do Rio Grande do Sul, que estão há 68 anos presentes diariamente na casa dos agricultores, dos povos tradicionais, assentados da reforma agrária e dos pecuaristas familiares. "Vocês são verdadeiros missionários e muito importantes para a vida longa da Extensão Rural no RS e no Brasil", destaca Mara.

Os extensionistas gaúchos também foram representados em Brasília, no dia 4 de dezembro, por Jair Francisco Zorzanello, do Escritório Municipal da Barra do Rio Azul, região administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim. Ele foi homenageado em sessão solene da Câmara dos Deputados, realizada em celebração aos "75 anos da Extensão Rural e ao Dia do Extensionismo Rural". O ato aconteceu com a presença de parlamentares e lideranças estaduais e nacionais ligadas a entidades da agricultura familiar e de outras instituições e convidados. Zorzanello tem 65 anos e ingressou na Emater/RS-Ascar em 18 de maio de 1981.

Na ocasião, também foram agraciados um(a) extensionista de cada entidade associada, que receberam uma distinção de destaque do ano de 2023. "A Extensão Rural terá vida longa e nós temos muita gente lutando para que Ater se reforce cada vez mais neste país", ressaltou Zorzanello, ao comentar o número de manifestações na planária em apoio à Aters.

O extensionista aproveitou para agradecer aos colegas e os agricultores que fazem parte da rotina de trabalho e citou outro prêmio já recebido em função das funções desenvolvidas por ele, em Barra do Rio Azul, que foi entregue na Assembleia Legislativa do RS, em 2019.

Dia 06 de dezembro - O Dia Nacional da Extensão Rural e o Dia do Extensionista são celebrados em 06 de dezembro, data em que foi fundada a primeira Emater no Brasil, em 1948, em Minas Gerais.

A segunda instituição de Extensão Rural, criada em 2 de junho de 1955, foi a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), que 22 anos depois, em março de 1977, passou a atuar com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), igualmente uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, se tornando a Emater/RS-Ascar, a Instituição oficial de Extensão Rural do RS, sendo referência no Brasil na prestação de serviços de Aters.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Carine Massierer

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!