Na foto, Estela Zamberlan, diretora da unidade de Santa Rosa da Químea.
A 24ª edição da Fenasoja mostrou estar preocupada e ativa em relação ao desenvolvimento sustentável. Nesta edição, a feira atinge um feito histórico: estar alinhada com 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, os ODS englobam 17 objetivos. Essa marca é muito almejada por empresas do Brasil e do mundo, visto que, quanto mais objetivos forem alcançados, maiores serão os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) na organização, atraindo investidores e projetando as empresas no âmbito do desenvolvimento sustentável. Nesse cenário, a Fenasoja se destaca e serve de inspiração, tanto para outras feiras, quanto para empresas da região.
A comissão de Inovação e Tecnologia da feira firmou parceria com a Químea, empresa de consultoria e assessoria ambiental, para fazer uma pesquisa dos ODS cumpridos pela feira. Lídia Linck, presidente da comissão, destaca que a ideia surgiu como forma de dar luz ao tema do desenvolvimento sustentável. "Nós entendemos que a nossa feira já carrega os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, por isso, fizemos a parceria com a Químea para que pudéssemos visualizar na prática o que já está sendo feito. A Fenasoja dos 100 anos vai marcar a história", afirma Lídia.
A partir do diagnóstico, avaliou-se que projetos da feira estão alinhados com 16 ODS. A Químea avalia que o único objetivo no qual a Fenasoja 2024 não se enquadra é o ODS 14 - vida na água, considerando a localização geográfica e a aplicabilidade neste momento. No entanto, a diretora da unidade de Santa Rosa da Químea, Estela Zamberlam Schwerz, diz que, mesmo o ODS 14 não sendo atendido nesta edição, fazer o levantamento dessas informações permite que, para 2026, possam ser pensadas novas ações cada vez melhores e mais alinhadas. "Depois que é feito um plano de ação, as próximas feiras terão material de embasamento para que possam ser colocados em prática novos projetos", salienta Estela.
Essa ação é um pontapé inicial para estabelecer metas e informar a população sobre o tema. Na feira, a Químea estará presente na Arena da Inovação SEBRAE, onde terá um painel em que será discutido esse tema que está cada vez mais necessário. "É preciso que todos conheçam os objetivos e façam o possível para aplicar em seus negócios, em seu dia a dia" reforça Lídia, que também é uma das organizadoras da Arena de Inovação.
O levantamento final será entregue após a feira. Durante os 10 dias de Fenasoja, a Químea estará com sua equipe ativa. "Estaremos fazendo vistorias, checando se está sendo colocado em prática tudo que foi avaliado previamente. Ter esse diagnóstico garantirá segurança aos investidores, patrocinadores, expositores e visitantes de que a Fenasoja também é sustentabilidade", ressalta a diretora.
O presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano, enfatiza a grandiosidade desse feito em nível global. "Vemos uma feira feita por voluntários que tem tanta excelência profissional e tanto comprometimento com a sustentabilidade que 16 objetivos estão sendo alcançados. Essa é a prova de que a Fenasoja tem, em todos seus projetos, a preocupação na prática com a sustentabilidade", diz Dário.
A Fenasoja acontecerá entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro no Parque de Exposições de Santa Rosa.
No esquema a seguir, é possível ver a relação entre as ações da feira que correspondem a cada ODS, a partir do relatório prévio fornecido pela Químea.
ODS 1: Erradicação da pobreza
Na feira, há ingressos gratuitos para todas as escolas e crianças, além de ter faixa de valor mais acessível a todos os públicos para acesso ao parque.
ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável
Há trabalhos de cooperativismo e produção sustentável de alimentos, como a escola da terra, experimentação e demonstração de tecnologias que visam a aumentar a capacidade de produção agrícola, infraestrutura rural, pesquisa e extensão de serviços agrícolas e desenvolvimento de tecnologias.
ODS 3: Saúde e Bem-Estar
O ambulatório estará disponível para todos os visitantes durante a feira, atendendo o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade. O parque também conta com espaços de convivência para descanso e bem-estar e um parquinho para recreação infantil.
ODS 4: Educação de qualidade
O mascote Sojinha leva educação de qualidade e inclusiva a crianças, com uma história em quadrinhos que conta a história dos 100 anos da soja. Este material será doado para as 40 escolas da região, aumentando substancialmente o número de jovens que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais para o futuro mercado de trabalho.
ODS 5: Igualdade de gênero
Todas as comissões e categorias de trabalhos incluem homens, mulheres, pessoas com necessidades especiais etc. Não há diferenciação em gênero para qualquer voluntário. A feira repudia veementemente qualquer tipo de discriminação ou desigualdade de gênero.
ODS 6: Água potável e saneamento
A feira possui pontos de distribuição de água potável a toda população, oriundo de fontes legalmente habilitadas, garantindo água potável e segura para todos. Com as obras de melhoria, os sistemas hidráulicos buscaram aumentar a eficiência do uso da água.
ODS 7: Energia limpa e acessível
Destaca-se toda iluminação de LED visando materiais mais sustentáveis. Além disso, toda fiação foi renovada para maximizar a eficiência energética.
ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico
Durante a feira, são atingidos níveis elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação. Todo trabalho e negócios gerados durante a feira geram crescimento econômico, inclusivo e sustentável, além de inúmeros empregos diretos e indiretos.
ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura
Destaca-se a fomentação da indústria, infraestrutura, Arena de Shows e Arena Inovação Sebrae. Também se aplicam incentivos da Lei Rouanet para as atrações culturais.
ODS 10: Redução das desigualdades
Destaca-se toda a acessibilidade do parque. Na arena de shows, portador de necessidade especial terá um espaço reservado próximo ao palco com acompanhante de forma totalmente gratuita.
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Todas as obras do parque são supervisionadas por um engenheiro de segurança do trabalho. As construções são limpas, com gerenciamento dos resíduos de obras. A feira garante espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
ODS 12: Consumo e produção responsáveis
A feira visa a alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais. As áreas rurais terão os experimentos com ótimo manejo e posterior aplicação de coberturas para manejo do solo. A cooperativa Coopersol irá recolher e gerenciar todo óleo de cozinha usado nos restaurantes e haverá ação de entrega de um copo em comodato aos participantes dos shows, que pagarão para levar um copo de edição especial e posteriormente, caso não queiram, poderão devolver e pegar o dinheiro de volta.
ODS 13: Ação contra a mudança global do clima
Haverá painéis e palestras que visam a educação e o aumento da conscientização sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima. A feira possui implementado o gerenciamento de resíduos sólidos, que são triados e encaminhados para destino ambientalmente adequado.
ODS 15: Vida terrestre
A Fenasoja possui ações que atendem este ODS, visando a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas. As ampliações da Exporural contaram com corte do solo e reposição da camada fértil, as supressões de vegetação foram devidamente licenciadas e compensadas.
ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes
Destaca-se o software para transparência dos dados financeiros e posterior prestação de contas de forma pública. Também há um sistema de segurança e monitoramento, visando um ambiente extremamente adequado e seguro a todos os visitantes.
ODS 17: Parcerias e meios de implementação
A Fenasoja busca desenvolver, incentivar e promover eficazes parcerias público-privadas e com a sociedade civil, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias. Obras e melhorias são oriundas de doações e parcerias com incentivadores. Também possui espaço de cooperativismo para fortalecimento da importância da cooperação e união.
Por Laura Bucholz, Jornalista / Equipe de assessoria de imprensa da Fenasoja 2024.