O governador Eduardo Leite foi um dos homenageados no evento que celebra os 20 anos da Revista Voto, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. Com o tema "Um brinde à Democracia", o jantar comemorativo agraciou empresários, políticos e personalidades que marcaram o período no país. Leite recebeu a honraria na categoria legado político.
"Voto é fundamental na democracia. Mas uma democracia não se constrói só com o voto. Se constrói com o diálogo, com os bons debates. É fundamental que a gente tenha um ambiente vibrante de bons encontros também. Está na interação das melhores ideias conseguir construir soluções para problemas complexos. Então, se voto é fundamental para a democracia, é fundamental também que a gente tenha canais que permitam estabelecer a melhor interação entre o público e o privado, como o Grupo Voto tem proporcionado ao longo desses 20 anos", afirmou Leite.
Na entrega da homenagem, a revista destacou a trajetória de Leite, desde a prefeitura de Pelotas até se tornar o primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul. A atuação com liderança firme durante momentos históricos, como a pandemia de Covid-19 e as enchentes de maio deste ano, bem como os movimentos para posicionar o RS no mapa da inovação, com investimentos estratégicos para o futuro, também foram mencionados entre os motivos para concessão da honraria à Leite.
O governador definiu a homenagem recebida como um reconhecimento de que não há contraposição entre ajuste fiscal e sensibilidade social. "O governo do Rio Grande do Sul tem hoje os mais robustos programas sociais que já teve na sua história, de transferência de renda, de devolução de imposto para famílias de baixa renda, para manutenção de jovens na sala de aula. Isso se deu justamente porque fomos corajosos do lado do equilíbrio das contas e das reformas, para fazer os recursos retornarem em benefício da sociedade. Mas a gente só consegue fazer esses debates e apresentar esses resultados quando temos espaço para isso, como o Grupo Voto tem proporcionado" acrescentou.
A Revista Voto é publicada pelo Grupo de mesmo nome, fundado no Rio Grande do Sul, que se propõe a conectar lideranças do empresariado e da politica nacional, promovendo eventos, debates e publicações sobre política, cultura e negócios. A revista também conta com um canal de entrevistas e coberturas de eventos no YouTube.
"Hoje, ao olharmos para trás, percebemos que a Voto não apenas escreveu sobre o Brasil, a Voto ajudou a escrever o Brasil. Cada palavra impressa, cada diálogo promovido, foram pontes que conectaram gerações, atravessaram desafios e aproximaram o ontem e o amanhã", afirmou a fundadora e presidente do Grupo Voto, Karim Miskulin.
Homenagens em diversas categorias
Na categoria legado político, além de Leite, também foram homenageados os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Paraná, Ratinho Junior, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de SP, Gilberto Kassab, e o deputado federal Arnaldo Jardim.
O empresário Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau, recebeu uma homenagem pelo legado de inspiração - o gaúcho contou na solenidade como foi mentor do nome da revista há duas décadas. A Voto também entregou uma homenagem especial para o ex-presidente da República Michel Temer. Ainda foram homenageadas personalidades por seus legados nos ramos Empresarial, Econômico, Institucional, Jurídico, Social, Comunicação, Industrial, Feminino e Acadêmico.
Texto: Secom